TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Genética Para A Psicologia

Artigo: A Importância Da Genética Para A Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  7.535 Visualizações

Página 1 de 4

Comportamento e genética

Sabemos hoje que todo comportamento depende, em maior ou menor grau, de fatores genéticos e de fatores ambientais, interagindo de maneira extremamente complexo. Os genes definem tendências, mas são as experiências individuais que, sempre, as modulam. Qualquer gene precisa, para haver a chamada expressão adequada, de determinadas circunstâncias externas, sejam bioquímicas, físicas ou fisiológicas.

Já na falácia naturalista conclui que, se nossa espécie apresenta uma característica comportamental com modulação genética então esse seria o padrão “natural” ou “correto” de conduta. Em um exemplo, se as pesquisas demonstram uma forte tendência masculina para a infidelidade conjugal (Buss, 1994), e admitindo-se uma base genética para esta diferença sexual, não poderíamos sustentar a inevitabilidade da traição masculina, uma vez que é o comportamento “natural”.

Herdabilidade e determinismo genético

A herdabilidade é uma medida estatística que é expressa como um percentual. Essa percentual representa, em última análise, a extensão em que os fatores genéticos contribuem para variações, em um dado traço, entre os membros de uma população. Se afirmarmos que um traço é 50% herdado, isto tem que ser entendido como afirmar que metade da variância naquele traço está ligada à hereditariedade.

Na realidade, o percentual de herdabilidade não é algo fixo, estático. Na medida em que existe uma influência atípica de algum fator, o meio passa a ser mais responsável, em termos relativos, pelas diferenças observadas entre os sujeitos.

Outro aspecto importante que ocasiona confusão e mal-entendidos é a chamada influência poligênica. O comportamento não é diretamente influenciado pelos genes, no sentido de uma relação de 1;1. Na realidade, quem produz o comportamento é o cérebro, através do processamento que ocorre em circuitos neurais específicos. Mas são os genes que influem no desenho do cérebro, predispondo o organismo a responder aos estímulos de certo modo com uma preferência por certas classes de estímulos, por exemplo, cada célula nervosa expressa genes que, em última análise, governam a síntese de determinadas proteínas. Um circuito neural envolvido com uma forma de comportamento requer normalmente todo um conjunto de proteínas sintetizadas no tempo e lugar certos para reger o desenvolvimento e a função desempenhada pelas células nervosas. E isso tudo é orquestrado pelos genes. Apesar de muitas características sofrerem ação poligênica, às vezes um só gene pode ter efeitos decisivos no comportamento.

Atuação profissional do psicólogo em aconselhamento genético

Temas abordados pela Genética Humana e, especificamente, pela Genética do Comportamento, enfatizam fatores diretamente relacionados à atuação profissional do psicólogo.

Observa-se, nos últimos anos, um crescimento gradativo da atuação profissional de psicólogos no campo da saúde (física e mental).

A demanda crescente exige que os psicólogos que atuam no campo da saúde se especializem cada vez mais, objetivando suprir, com eficiência, as necessidades detectadas e, ainda, contribuir para o efetivo (e crescente) reconhecimento da Psicologia como uma ciência da saúde.

Uma das áreas da saúde em que o psicólogo vem sendo solicitado a contribuir é a do aconselhamento genético. Considerado, até bem pouco tempo, como um ato médico, o aconselhamento genético, dada as implicações psicológicas da problemática envolvida em diferentes casos clínicos, vem tornando a interdisciplinaridade uma prática efetivamente recomendável.

Como recurso de análise útil, a Genética pode ser dividida em áreas específicas, de acordo com objetivos a serem atingidos, ou, conhecimento a ser gerado. Interessa-nos, abordar a Genética do Comportamento, área da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com