TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Psicologia Científica

Ensaios: A Importância Da Psicologia Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da psicologia científica

À medida que nos familiarizamos com as estratégias da psicologia científica e incorporamos seus princípios fundamentais ao cotidiano, nosso modo de pensar torna-se mais apurado. Dois fenômenos ilustram por que não podemos confiar apenas na intuição e no senso comum. O exame crítico próprio da abordagem científica ajuda a separar o bom senso do absurdo. Os psicólogos, como todos os cientistas, usam o método científico para construir teorias que organizam as observações e inferir hipóteses passíveis de testagem.

Os limites da Intuição e do Senso Comum

Alguns afirmam que a psicologia simplesmente documenta o que as pessoas já conhecem, outros desprezam a abordagem científica por causa de sua fé na intuição humana.

Na verdade, nossa intuição pode nós induzir ao erro.

Confiança Excessiva

Nosso pensamento cotidiano não é limitado apenas pelo senso comum pós-fato, mas também pela tendência de sermos demasiado confiantes. Temos a tendência de achar que sabemos mais do que sabemos.

A Atitude Científica

Basicamente toda a ciência é, primeiro, uma curiosidade obstinada, uma paixão para explorar e entender sem enganar ou ser enganado. Algumas questões estão muito além da ciência; para responder a elas é necessário um pouco de fé. Já muitas outras estão nas mãos do futuro.

Pôr uma atitude científica em prática requer não apenas cepticismo mas também humildade, porque podemos ter de rejeitar as nossas próprias ideias. Em última análise, o que importa não é a minha opinião ou a sua, mas as verdades que a natureza revelar em resposta a nossas perguntas.

O pensamento inteligente, chamado pensamento crítico, examina superstições, distingue valores escondidos, avalia evidências e estima conclusões.

Método Científico

Os psicólogos armam sua atitude científica com o método científico: eles fazem observações, a partir de teorias, e depois refinam sua teoria à luz de novas observações. Uma teoria científica explica por meio de um conjunto de princípios integrados. Estes princípios organizam e estabelecem predições sobre os comportamentos e os eventos.

Estudo de Caso

Entre os métodos de pesquisa mais antigos está o estudo de caso, no qual os psicólogos estudam um indivíduo em grande profundidade na esperança de revelar os fatos verdadeiros para todos nós. Muito do que conhecemos sobre o cérebro, por exemplo, é decorrente de estudos de casos, conduzidos em indivíduos que sofriam algum tipo de prejuízo após a ocorrência de lesão em uma certa região específica do cérebro.

Embora estudos de caso possam sugerir hipóteses para estudos subsequentes, às vezes, eles também podem nos induzir ao erro: um indivíduo pode ser atípico.

O Levantamento (Survey)

o método de levantamento, comumente usado tanto em estudos descritivos quanto em estudos correlacionais, examina muitos outros casos em menos profundidade. Um survey solicita às pessoas que relatem seus comportamentos ou opiniões.

Efeitos do Estilo

Como o estilo das perguntas é uma questão muito delicada, os pensadores críticos precisam refletir sobre como o estilo de uma pergunta pode ter afetado as opiniões expressas pelas pessoas a ela submetida.

Observação Naturalista

Um terceiro método de pesquisa descritiva envolve observar e registrar o comportamento dos organismos em seu ambiente natural.

Assim como os métodos de estudo de caso e do survey, a observação naturalista não explica o comportamento, ela o descreve. No entanto, as descrições podem ser reveladoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com