TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Avaliação Psicológica

Por:   •  7/9/2020  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha | “Importância da Avaliação Psicológica”

A princípio vale ressaltar alguns pontos imprescindíveis que devem ser encontrados em um bom profissional da área de avaliação psicológica. Entre eles estão: a ética, o profissional deve saber reconhecer os limites de sua competência, a respeito dos padrões morais e legais, garantindo sempre a segurança dos testes realizados. Conseguir executar interpretações válidas dos escores dos testes, realizando a seleção adequada de instrumentos, respeitando os procedimentos de aplicação e de correção de todos os testes.

Assim como diz o Conselho Federal de Psicologia, a avaliação psicológica é a ferramenta que auxilia o psicólogo na busca por respostas sobre o funcionamento psicológico das pessoas, ela torna possível que uma hipótese tenha sua veracidade comprovada cientificamente, através dela se obtém resultados confiáveis, o que não é possível mensurar somente considerando uma avaliação terapêutica (CFP, 2007).

Os testes aplicados pelos psicólogos são reconhecidos e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e devem constar como testes favoráveis no SATEPSI - Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos. Portanto, é de grande importância que o profissional esteja adequadamente qualificado, deve-se saber integrar às informações coletadas, conhecer a área de avaliação, sempre manter-se atualizado, clareza com as regras estabelecidas nos objetivos da testagem e do público alvo indicado. Uma boa opção, seria o psicólogo praticar a aplicação dos testes mediante uma supervisão de um profissional com experiência apropriada a este quesito, a troca de experiências e informações na área pode se tornar fonte de conhecimento e evitar possíveis erros.

É enumera a quantidade de testes disponíveis que podem se utilizados por psicólogos de todas as áreas de abordagem, por isso é importante enfatizar que cada teste corresponde a um propósito diferente, que dependerá de uma avaliação do caso e objetivo envolvido no levantamento da hipótese. Sobretudo vale ressaltar a importância de um profissional que saiba reconhecer e avaliar a necessidade de cada caso.

Por fim, é de extrema importância que o ensino sobre avaliação psicológica seja entendido pelo aluno de forma clara e concisa. Trata-se do intuito de aprimorar a formação do psicólogo em avaliação psicológica, abrangendo na grade dos cursos de psicologia temas e conteúdos que fundamentem e reflitam tal aprimoramento no ensino, permitindo dessa forma que o psicólogo recém formado seja capaz de avaliar a qualidade dos instrumentos que irá utilizar e saber fazer o uso adequado deles (NORONHA et. al. 2003).

Referências Bibliográficas

CFP - Conselho Federal de Psicologia (2007). Cartilha - Avaliação Psicológica. junho - 2007. SRTVN 702 - Ed. Brasília Rádio Center - sala 4024-A. Disponivel em:http://satepsi.cfp.org.br/docs/Cartilha-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Psicol%C3%B3gica.pdf. Acesso em 11 de Abril de 2020.

NORONHA, A. P. P. et al. Em defesa da avaliação psicológica. 2003. Data. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232005000100011&lang=pt. Acesso em 11 de Abril de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com