TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Psicoterapia no Tratamento das Doenças Psicossomáticas

Por:   •  9/4/2020  •  Artigo  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 7

A Importâmcia da Psicoterapia no Teatamento das Doenças Psicossomáticas

RECIFE DEZ/2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04 2. OBJETIVO.............................................................................................................05 3. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................06 4. REVISÃO TEÓRICA..............................................................................................07 4.1 AFINAL O QUE É PSICOSSOMÁTICA?..............................................................07 4.1.1 Biológico – PACIENTE - Psicológico - PSICOSSOMÁTICA..........................07 4.2 - A PSICOTERAPIA..............................................................................................08 5. CONCLUSÃO........................................................................................................10 6. METODOLOGIA....................................................................................................11 7. CRONOGRAMA....................................................................................................12 8. REFERÊNCIAS.....................................................................................................13

“Tão importante quanto conhecer a doença do homem é conhecer o homem que tem a doença”. Willian Osler

1 INTRODUÇÃO

Não é de hoje que a humanidade se preocupa com a saúde, e estuda uma melhor forma de se combater os efeitos, e até prevenir as doenças, tendo assim uma maior qualidade de vida. Cada época entendeu a doença de uma maneira, e consequentemente, a forma de tratá-la. As práticas curativas ancestrais do Paleolítico ao Neolítico, entre 50.000 e 10.000 anos antes de Cristo, na Idade Média a concepção que o homem está em constante interação com a natureza, onde corpo e espírito são inseparáveis Aos poucos foi se percebendo que o processo de adoecimento tinha várias causas, e que o psicológico também poderia interferir. No séc XIX, o médico psiquiatra Alemão Heinroth, cria a expressão psicossomática na medicina, deduzindo que as paixões poderiam ser a causa de algumas doenças da época como a tuberculose. Um século depois, esse pensamento foi amadurecido pelo médico e também psiquiatra Sigmund Freud, que após várias pesquisas e acompanhar vários pacientes, constatou que existe uma ligação entre as doenças e o inconsciente. Tratar da alma é fundamental para manter o equilíbrio do corpo. A psicoterapia é uma ferramenta importantíssima para o ser humano se conhecer melhor e, consequentemente, tratar seus problemas, ressignificando-os. Nem sempre se consegue administrar sozinho a problemática do dia a dia e o acompanhamento do psicoterapeuta é fundamental nesse processo. Por conta das pressões diárias o ser humano termina por absorver excessivamente todas a s cobranças e responsabilidades. Mais cedo ou mais tarde, tudo isso vai explodir de alguma forma em seu corpo , terminando por adoecer. O objetivo desse trabalho é de trazer para o centro de discussão, junto a comunidade acadêmica e profissionais da área da saúde a relevância da Psicoterapia no Tratamento das Doenças Psicossomáticas, e sua contribuição no processo de recuperação do doente.

2 OBJETIVOS

Objetivo Geral

Trazer para o centro de discussão a relevância da psicoterapia no tratamento das doenças psicossomáticas, apontando sua contribuição no processo de tratamento e recuperação do doente.

Objetivo Específico

Especificar os diversos fatores que contribuem para o aparecimento das

Doenças.

Despertar a atenção dos profissionais de saúde, especialmente médicos e psicólogos, para a urgência de se intensificar mais a presença de psicoterapeutas em unidades de saúde.

Identificar a necessidade urgente de um olhar mais aprofundado sobre a relevância da Psicoterapia no tratamento dos transtornos de queixas ou sintomas somáticos na comunidade acadêmica.

3 JUSTIFICATIVA Estar saudável é a meta principal dos seres humanos. Sem a saúde não se consegue produzir, realizar objetivos e ser feliz. Se o indivíduo não consegue administrar suas frustrações, raivas, ansiedades, medos, derrotas, angústias e pressões do dia a dia, isso pode desencadear num processo de adoecimento físico. Doenças como hipertensão, doenças de pele, asma, algumas espécies de câncer e outras, podem ser ocasionadas pela inabilidade que alguns têm de administrar as tensões diárias, seus desejos e essa inabilidade diminui a imunidade do corpo, tornando-o vulnerável a qualquer processo de adoecimento. Existe uma ligação entre o corpo e a mente, que aos poucos foi compreendida e assimilada pelos teóricos. A expressão psicossomática é de origem grega e significa soma(corpo) e psique(alma), ou seja, que pertença a mente e ao corpo. Ela surgiu com o Psiquiatra Alemão Heinroth por volta de 1818, entendendo que deveria haver alguma espécie de ligação entres as paixões e as pessoas acometidas de tuberculose e outras doenças da época. Um século depois chega Freud pra ampliar esse olhar e dizer que existe uma ligação maior e mais intensa entre a mente e o corpo e que ambos se comunicam, estudando assim a origem inconsciente das doenças. As doenças psicossomáticas são doenças físicas de causa psicológica. São aquelas agravadas ou geradas pela emoção. O estudo sobre as doenças psicossomáticas e a relação corpo e mente se aprofundou bastante no século XX. Vem ganhando força e aumentando seu grau de relevância na medicina e na psicologia. O olhar sobre a doença mudou, ela deixou ser vista como algo que surge no indivíduo exclusivamente por influência externa. O projeto vem pra ressaltar a importância de se aprofundar mais o estudo sobre o aumento de doentes psicossomáticos em todo o mundo, inclusive no Brasil. O presente projeto abordará a pertinência de um tratamento psicoterapêutico em doentes que apresentam causas clínicas psicossomáticas, onde em conjunto com o tratamento médico trará uma maior eficácia no acompanhamento e em sua recuperação.

7

4 REVISÃO TEÓRICA 4.1 AFINAL O QUE É PSICOSSOMÁTICA? Psicossomática vem do grego soma(corpo) e psique(alma), e trata justamente do estudo das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com