TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Reflexão Filosófica e Epistemológica

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                                                                                 

CLARA DE SOUZA BRITO

Fundamentos Epistemológicos

Da

Filosofia

Professor: João Batistiolle

 

Macaé

2018

A Importância da Reflexão Filosófica e Epistemológica

Para a Psicologia

- O que é filosofia e para que serve?

“Amor pela sabedoria”, era essa definição da palavra e prática, “Philosophía” para os gregos.

A busca pelo saber e a busca pelo autoconhecimento, são alvos que não alcançamos por completo, século nenhum, pois a cada momento existe algo novo para se aprender, para se conhecer.

“Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe” - Oráculo – Filme Matrix,1999.

A filosofia nos impulsiona à busca do conhecimento, através da teoria e da prática. Para a Psicologia, a importância da filosofia seria a sede pelo saber e a busca de respostas para as inúmeras questões que essa ciência nos indaga.

 A Filosofia serve para abranger o conhecimento científico, teoria e prática, do psicólogo, cientista, mediante a seu exercício profissional.

- A Preocupação com o conhecimento na história da filosofia

Hoje em dia não se ouve uma afirmação concreta da importância da filosofia, até porque metade da população considera O SABER como algo fútil, passado, desnecessário para a cultura do século XXI. A busca pelo conhecimento se limitou nas pesquisas do GOOGLE e em algumas outras redes sociais. O conhecimento na história da filosofia tem sido trocado por outras formas do “saber”.

Para Chauí um fator importante para a relação do homem com o mundo era a linguagem, a forma de relacionamento. Pois através da linguagem podemos conhecer uns aos outros, o mundo, as culturas, etc...

Para a psicologia também, a linguagem e a forma como ela é abordada é um fator importante para o psicólogo conhecer seu paciente e entender todo o processo que ocorre em seu tratamento.

O intelecto humano conhece a inteligibilidade do mundo, alcança a racionalidade do real e pode pensar a realidade porque nós e ela somos feitos da mesma maneira, com os mesmos elementos e com a mesma inteligência.” Chauí – A Preocupação com o conhecimento.

Quando o homem se conecta com o mundo ele passa a conhecer o real através da razão e racionalizando ele também passa a conhecer a si mesmo.

E essa é a preocupação com o conhecimento na história da filosofia e a importância para a psicologia, a racionalidade do real. E a forma que que se buscado essa razão.

- As Correntes Epistemológicas Modernas – Racionalismo e Empirismo

        Racionalismo é a corrente que afirma que tudo que é ocorre é através da razão, algo inteligível.

Empirismo é a corrente que afirma que o conhecimento é adquirido através das experiências, do que se é vivido.

No raciocínio experimental, empírico, também são geradas as deduções, o exercício da razão para a busca das respostas, mas para obter resultados concretos, em uma ciência tão delicada, que envolve a saúde mental das pessoas devem-se usar a teoria e a prática juntas.

Vários processos terapêuticos são feitos testes onde são necessárias percepções, sensações para se alcançar resultados para questões de vida de muitos pacientes, como também em outros casos, a abordagem com o conhecimento teórico somente é mais apropriada. De qualquer forma, qualquer abordagem é necessária a prática e o conhecimento dos dois para praticar tal formação.

A importância do racionalismo e empirismo para a psicologia é que para ela acontecer é necessária a existência dois. Independentemente da forma que serão aplicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com