TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança de Equipes

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de Equipes

Módulo: 4

Aluno:

Turma:

Tarefa: Plano de Liderança

Introdução

O clima corporativo vem sendo cada vez mais valorizado pelos funcionários e a comunicação é fundamental para atingir um bom clima.

Esse plano de liderança tem por objetivo expor um perfil ideal para um líder que possa conduzir um projeto tão importante como o Projeto Barragens.

Desenvolvimento

Nos dias atuais a comunicação é tão valorizada com a internet e redes sociais que as empresas não podem mais adotar um relacionamento frio e distante com os colaboradores e público externo.

A comunicação corporativa é essencial para a implantação e manutenção de equipes produtivas.

Segundo Marques (20014) “ A imagem que os funcionários têm da organização que trabalham é a base da imagem externa. Não existe melhor estratégia de comunicação do que transformar seus funcionários em verdadeiros embaixadores de suas empresas”.

Essa imagem é formada de acordo com a comunicação existente dentro da organização, quando ela é eficaz a equipe irá formar uma boa imagem da organização e refletir essa imagem para o público externo.

Uma comunicação estratégica se faz necessária para a implementação e manutenção de equipes produtivas. Ela irá garantir que a equipe trabalhe de forma conjunta e alinhada aos objetivos do projeto e fazer com que se sintam parte do time, aumentando o desempenho de todos.

Observando o perfil dos funcionários selecionados por sua empresa para formar a equipe do Projeto Barragens, verificamos que é essencial que estabeleçam uma comunicação estratégica considerando suas áreas de formação, idade, experiência e tempo de empresa.

É importante que o gerente do projeto saiba diferenciar os perfis para estabelecer uma comunicação assertiva com a equipe. As etapas do projeto devem ser claras para a equipe, assim como missão, visão e valores da empresa devem ser expostos para que entendam e saibam passar a imagem correta para os stakeholders envolvidos no projeto.

Uma equipe que recebe informação se sente acolhida pelo gestor e parte do time, se motivando cada vez mais.

O perfil ideal de líder para esse projeto foi definido considerando que se trata de uma equipe bem mista onde se tem funcionários de diversas idades, muita e pouca experiência e de áreas diversas.

O líder dessa equipe deve ser uma pessoa comunicativa, com bom grau de sensibilidade para perceber as pessoas, paciente, que saiba ouvir seus funcionários e seja aberto a novas ideias (para aproveitar a criatividade da equipe), deve saber se posicionar com firmeza sempre que necessário e ser um bom mediador de conflitos.

A liderança para esse tipo de equipe deve fazer um mix entre a situacional, que é quando se tem liderados com alta maturidade comportamental (motivação, iniciativa, autonomia e segurança) e maturidade técnica (experiência e conhecimentos) então adota-se o estilo que flexibiliza e da autonimia e a transformacional que oferece uma visão e o sentido da missão, estimula o orgulho, ganha respeito e confiança, inspira com a comunicação de suas expectativas , expressa os propósitos importantes de maneira simples, promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas e tem considerações individualizadas dando atenção personalizada , tratando os funcionários individualmente, aconselhando e orientando.

As barreiras pessoais podem ser difíceis de lidar como quando o funcionário estiver de mau humor, ou afetado psicologicamente por uma questão pessoal, como são barreiras que dependem da própria pessoa são mais difíceis de ser eliminadas, Mas é importante que o líder esteja atento a esse tipo de comportamento e com uma conversa e incentivos corretos poderá ajudar o liderado a lidar melhor com seus problemas e a manter um bom clima empresarial.

Como diz o famoso ditado africano “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quer ir longe, va em grupo” . Equipes de alta performance atuam de forma alinhada, são o time de confiança dos lideres.

No Projeto Barragens, por se tratar de uma equipe com perfis muito diferentes e alguns até novos na organização, para transforma-los em uma equipe de alta performance será necessário desenvolver alguns papeis fundamentais de acordo com os perfis que temos dentro da equipe.

• Criador – será o responsável em colocar em pratica as ideias criativas, aproveitando o perfil do grupo é interessante mesclar idades, experiências e áreas para que um complete o outro nesse processo criativo.

• Consultor – responsável a encorajar e pesquisar mais informações no decorrer do projeto e conforme as demandas forem surgindo. Essa equipe terá bons consultores pois é formada por muitos especialistas em áreas essenciais para a complementação do projeto.

• Controlador – o líder deverá se atentar as pessoas que são mais detalhistas e metódicas para desenvolver o papel de controlador, lembrando que o intuito do controlador não é controlar pessoas, e sim processos, por isso é importante que os liderados que forem exercer esse papel sejam pessoas bem relacionadas e respeitadas dentro da equipe.

• Mantenedor – irá buscar constantemente o equilíbrio e harmonia da equipe independentemente do quanto a equipe for atacada durante o projeto. Devem ser pessoas com perfil forte, que tenham firmeza ao falar com as pessoas e auto poder de persuasão que devera ser usado com as equipes externas sempre que necessário.

• Assessor – são de extrema importância pois ajudarão na tomada de decisão. O perfil desejado para esse papel costuma ser de pessoas altamente observadoras, objetivas e realistas.

• Promotor – ajudará o líder a difundir as ações tomadas quando questionados por pessoas de dentro ou fora do projeto. O perfil desejado é de pessoas atentas a detalhes, bem informadas, curiosas e com bom relacionamento geral. Para esse papel é interessante uma pessoa que já tenha uma experiência dentro da organização.

 

Considerações finais

Para a criação desse plano de liderança nossa Consultoria utilizou dados de pesquisas realizadas em outras organizações e com o público geral.

Seguindo esse plano de liderança o Projeto Barragens terá um líder capaz de enfrentar os obstáculos que possam surgir durante o projeto e de formar uma equipe de alta performance para apoia-lo.

Referências bibliográficas

Qual o perfil de um líder de sucesso? 

https://www.agendor.com.br/blog/perfil-lider-sucesso-equipe/ - Acessado em 20/06/2018

A importância da comunicação nas organizações

http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/a-importancia-da-comunicacao-nas-organizacoes/103997/ - Acessado em 20/06/2018

A Importância da Comunicação nas Organizações

https://endomarketing.tv/importancia-da-comunicacao-nas-organizacoes/ - Acessado em 21/06/2018

Comunicação empresarial: o que é e qual a sua importância

https://sambatech.com/blog/insights/comunicacao-empresarial/ - Acessado em 21/06/2018

Equipes de alta performance e o papel do líder como construtor de resultados

http://pg.utfpr.edu.br/expout/2011/artigos/24.pdf - Acessado em 23/06/2018

Marques, R. (2004). Comunicação Interna (documento online) Rh.com.br – o Portal dos Profissionais de Recursos Humanos. http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/3715/comunicacao-interna.html - Acessado em 20/06/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (859 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com