TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mente Humana

Exames: A Mente Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

Por que as pequenas e médias empresas fecham suas portas?

As pequenas e médias empresas são maioria dos empreendimentos de qualquer economia de todos os países. No Brasil elas chegam à cerca de cinco milhões e são responsáveis por quase 60% dos empregos.

Existem dificuldades naturais que entravam o desenvolvimento dessas empresas e que causam um alto índice de mortalidade precoce.

A má administração é sempre a causa relevante e a maioria das vezes é decorrente da falta de preparo dos empreendedores. Entender a técnica de produção nem sempre é suficiente quando o empreendedor não possui formação ou conhecimento adequado para a gestão empresarial.

Segundo um levantamento realizado pelo SEBRAE, 30% das empresas brasileiras fecham suas portas no primeiro ano de vida. De acordo com os dados da Instituição, cerca de 96% das empresas que fecham as portas nos cinco anos iniciais pertenciam ao segmento das micros e pequenas empresas.

Os 10 principais erros cometidos pelas pequenas e médias empresas

Veja alguns fatores que podem transformar a capacidade empreendedora das pessoas em uma rápida e frustrante passagem por um novo negócio.

O que leva o índice de mortalidade das jovens empresas atingirem números tão altos? Há uma série de fatores que interferem negativamente no desempenho e a rentabilidade de uma empresa, principalmente, para aqueles que estão começando um negócio. "A inexperiência do aspirante a empresário em lidar com as operações burocráticas do dia a dia de uma empresa, tais como impostos, fluxo de caixa, financiamentos, carga tributária, além de falta de planejamento na constituição do empreendimento são fatores que podem levar ao fechamento de uma empresa em seus primeiros anos de vida".

É essencial uma pesquisa aprofundada sobre o ramo de atuação e um planejamento para iniciar o futuro empreendimento. "Não possuir um plano de negócios ou planejamento estratégico, que oriente os rumos da empresa, é algo prejudicial. É preciso ter um plano bem claro, objetivo e detalhado, antes de realizar qualquer ação ou investimento, seja de tempo ou de dinheiro. Caso contrário à empresa fica extremamente exposta ao fator sorte.

Esse plano de negócio, caso seja bem elaborado, pode fazer a diferença no sucesso do empreendimento. “Através do plano de negócios é possível verificar e levantar dados a cerca, da demanda do mercado pelo produto, concorrentes presentes, futuros entrantes, preço médio do produto no mercado, payback e risco”.

Algumas empresas começam sem o lucro esperado, às vezes até com déficits acima do previsto. Outras dificuldades também podem aparecer como falhas operacionais, demora nas entregas, problemas com fornecedores.

Mas, geralmente, os problemas e as falhas do empreendimento acontecem pela forma que o próprio empresário está administrando seu negócio. Por isso, depois de aberto, é preciso muita dedicação e planejamento para transformar a empresa em um excelente empreendimento.

Segue os 10 erros mais comuns cometidos pelas pequenas e médias empresas que podem atrapalhar um negócio.

• Não possuir um plano de negócios, planejamento estratégico ou análise mercadológica;

• Misturar as finanças da empresa com as pessoais;

• Contratar qualquer familiar ou amigo, e não as pessoas mais adequadas para a empresa. É preciso estabelecer os pré-requisitos para cada cargo/função, e selecionar as pessoas com o melhor perfil/competências necessárias para a empresa;

• Não estabelecer metas e prazos para as pessoas. Além de definir o que cada sócio/funcionário deve realizar, é preciso estabelecer uma data/hora para finalizar. Eliminar o gerúndio (estou fazendo, estou providenciando,...), pois tempo é dinheiro. As despesas têm data fixa para pagamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com