TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Da Mente Humana

Artigo: Idade Da Mente Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  4.865 Palavras (20 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 20

UMA IDADE DE OURO PARA O CÉREBRO

O que realmente sabemos sobre o cérebro humano? Nos anos 1970 e 1980, quando os autores completaram sua formação, a resposta honesta era "muito pouco". Havia um ditado circulando então: “Estudar o cérebro era como colocar um estetoscópio no lado de fora do Astrodome para aprender as regras do futebol.”

Seu cérebro contém cerca de 100 bilhões de células nervosas formando de um trilhão a talvez um quatrilhão de conexões chamadas sinapses. Essas conexões estão em estado constante e dinâmico de remodelação, em resposta ao mundo ao seu redor. Como uma maravilha da natureza, o cérebro é minúsculo e ainda estupendo.

Todo mundo fica admirado com o cérebro, que já foi apelidado de "o universo de um quilo". E com razão. Seu cérebro não só interpreta a palavra, ele a cria. Tudo o que você vê, ouve, toca, prova e cheira não teria nenhuma destas qualidades sem o cérebro. Tudo que você vivencia hoje, o café da manhã, o amor que sente por sua família, uma ideia brilhante no trabalho, foi especificamente personalizado exclusivamente para você.

Imediatamente enfrentamos uma questão crucial. Se o seu mundo é único e personalizado para você sozinho, quem está por trás da criatividade tão notável, você ou o próprio cérebro? Se a resposta é você, então a porta para maior criatividade está escancarada. Se a resposta é o seu cérebro, então pode haver

drásticas limitações físicas do que você é capaz de alcançar.

Talvez os seus genes estejam limitando você, ou memórias tóxicas, ou baixa autoestima. Talvez você fique aquém das expectativas, porque expectativas limitadas tenham contraído a sua consciência, mesmo que você não veja isso acontecendo.

Os fatos do caso abaixo poderiam facilmente conter ambas as histórias, de potencial ilimitado ou limitação física. Em comparação com o passado, a ciência hoje acumula fatos novos com velocidade espantosa. Entramos em uma era de ouro da pesquisa sobre o cérebro.

Novas descobertas surgem a cada mês, mas em meio a tais avanços excitantes, que sabemos sobre o indivíduo, a pessoa que depende do cérebro para tudo? Será esta uma época de ouro para o seu cérebro?

Detectamos uma enorme lacuna entre a pesquisa brilhante e a realidade cotidiana. Outra escola médica vem dizendo o mesmo do passado: Cada pessoa geralmente usa apenas 10 por cento do seu cérebro. Falando literalmente, isso não é verdade. Em um adulto saudável, as redes neurais do cérebro operam em plena capacidade o tempo todo. Até mesmo os exames cerebrais mais sofisticados disponíveis iriam mostrar nenhuma diferença detectável entre Shakespeare escrevendo um monólogo de Hamlet e um poeta aspirante escrevendo o seu primeiro soneto. Mas o cérebro físico não é quase toda a história.

Para criar uma idade de ouro para o

seu cérebro, você precisa usar o que a natureza lhe deu de presente de uma maneira nova. Não é o número de neurônios ou alguma magia dentro de sua massa cinzenta que torna a vida mais vital, inspiradora e bem sucedida. Os genes desempenham sua parte, mas os seus genes, como o resto do cérebro, também são dinâmicos. Todo dia em que você entra na tempestade invisível de atividades elétricas e químicas, que é o ambiente do cérebro, você age como líder, inventor, professor e usuário de seu cérebro, de uma só vez.

Como líder, você entrega as encomendas do dia para o seu cérebro.

Como inventor, cria novos caminhos e conexões dentro do seu cérebro, que não existiam ontem.

Como professor, você treina seu cérebro para aprender novas habilidades.

Como usuário, você é responsável por manter o seu cérebro em boas condições de funcionamento.

Nesses quatro papéis reside toda a diferença entre o cérebro de cada dia e o que estamos chamando de SUPER CÉREBRO. A diferença é imensa. Mesmo que você não se tenha relacionado com seu cérebro por pensar “que ordens devo dar hoje”? Ou “que novos caminhos quero criar”?, isso é precisamente o que você está fazendo. O mundo personalizado em que você vive precisa de um criador. O criador não é o seu cérebro, é você.

SUPER CÉREBRO representa um criador consciente usando o cérebro em sua vantagem máxima. Seu cérebro é infinitamente adaptável, e

você poderia estar realizando seu quádruplo papel (líder, inventor, professor e usuário) com resultados mais satisfatórios do que atualmente alcançados.

Líder: As ordens que você dá não são apenas os comandos em um computador, como "delete" ou “role até o final da página”. Esses são comandos mecânicos construídos em uma máquina. Suas ordens são recebidas por um organismo vivo, que muda a cada vez que você enviar uma instrução. Se você pensa “eu quero o mesmo bacon com ovos que comi ontem”, o seu cérebro não muda em nada. Se em vez disso você pensa, “o que eu vou comer no café da manhã hoje”?, “eu quero algo novo”, de repente, você está batendo em um reservatório de criatividade. Criatividade é vida, respiração, inspiração, algo sempre novo, que nenhum computador pode igualar. Por que não tirar proveito disso? O cérebro tem a capacidade milagrosa para dar mais, se mais você pedir.

Vamos traduzir essa ideia em como você se relaciona com seu cérebro agora, e como você poderia estar se relacionando. Olhe para as listas abaixo. Com qual delas você se identifica?

CÉREBRO BÁSICO

Eu não espero me comportar hoje de maneira muito diferente do que ontem.

Eu sou uma criatura de hábitos.

Eu não estimulo minha mente com coisas novas com muita frequência.

Eu gosto de familiaridade. É a maneira mais confortável para viver.

Se eu estiver sendo sincero, há enfadonha rotina em

casa, no trabalho e em meus relacionamentos.

SUPER CÉREBRO

Eu olho para todos os dias como um novo mundo.

Eu presto atenção para não cair em maus hábitos, e se um deles se instala, eu posso quebrá-lo facilmente.

Eu gosto de improvisar.

Abomino o tédio, o que para mim significa repetição.

Eu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com