TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova ava Psicopedagogia

Por:   •  14/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

PROVA

1. O sociólogo francês Emile Durkheim (1858-1917) propôs em seus estudos e teorias que, quanto mais eficiente for um processo educativo, melhor seria o desenvolvimento da sociedade. Neste contexto, a escola e os indivíduos possuiriam papéis específicos nos processos educacionais. Entretanto, para alcançar a excelência na educação, deveriam ser formulados objetivos e normatizações específicas. Nesse sentido, disserte sobre os objetivos e as normatizações que foram propostas pelo sociólogo.

Segundo o sociólogo Émile Durkheim a educação deveria seguir objetivos e normatizações específicas. O processo educacional segundo ele, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos, intelectuais e morais, que, sem eles, elas não conseguiriam estar em sociedade. Esta educação sugerida pelo sociólogo, a criança deveria respeitar a autoridade do professor de modo que estabeleça confiança e segurança para se desenvolver socialmente, em suma, os professores deveriam um conjunto de regras que são aplicadas a todas as crianças, e as crianças aprendem a interagir com todas as outras crianças com base nessas regras compartilhadas, assim,  preparando as crianças para serem membros da sociedade em geral. Partindo desta mesma ideia a escolarização deve ser pública e laica não deve ser individualista, pois o maior objetivo é  para que alunos tomem espaços públicos. Quanto mais for eficiente o processo, melhor será o desenvolvimento desta sociedade que estas escolas estão inseridas.

2. A sociedade contemporânea é identificada pela marca do consumo e das compras. Essa lógica de pensamento reproduz uma educação e uma cultura do descartável, agravando os problemas ambientais.Nesse contexto, disserte sobre a importância e o contexto da educação ambiental na sociedade contemporânea.

A educação ambiental  é um processo que ajuda indivíduos, comunidades e organizações a aprender mais sobre o meio ambiente e desenvolver habilidades e compreensão sobre como enfrentar os desafios globais. Ele consegue transformar vidas e a sociedade. O consumismo e as expectativas sociais impostas pelo capitalismo criaram demandas cada vez mais perigosas e radicais ao meio ambiente e precisamos da educação ambiental mais presente. O consumismo imposto pelo capitalismo e as expectativas da sociedade vêm criando uma demanda cada vez mais perigosa e agressiva para o meio ambiente. Este consumo excessivo é criado pela ilusão que ele gerara felicidade e satisfação, além da busca pelo prestígio social. Este consumo leva à exploração excessiva dos recursos naturais e interfere no equilíbrio estabelecido do planeta. No Brasil, a educação ambiental tornou-se lei desde 1999. Todas as escolas têm a responsabilidade de ensinar métodos de conservação, estimular o processo de reciclagem e conscientizar os alunos sobre a importância de usar os recursos naturais de forma equilibrada, mas não é o caso. Portanto, muitas escolas não cumprem bem a lei, e, em última análise, não existe uma educação perfeita para todos os alunos. Deste modo é de extrema importância que isso mude, com atividades escolares através de profissionais capacitados com finalidade de ensinar os alunos corretamente, assim, trazendo consciência sobre a sustentabilidade e o valor da natureza para as próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (24.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com