TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise Historia

Por:   •  25/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

 O  narcisismo estabelece-se em um momento muito profícuo da história da Psicanálise. Narcisismo é o destino da pulsão, pulsão representa um desejo. A Psicanálise foi indiciada por psicopatologizar a existência humana dentre múltiplos fenômenos que compõem a existência.

O Narcisismo propoe que o amor que o sujeito atribui a si mesmo, Antes de Freud, denominavam narcisismo a uma forma de perversão sexual, no lugar de tomar um objeto de amor ou de desejo fora de si mesmo, o sujeito tomaria o próprio corpo por objeto, o conceito de narcisismo subverteu a primeira teoria freudiana das pulsões na medida em que o eu, até então postulado como uma instância que passou a ser um objeto de investimento libidinal, libido é a totalização da pulsão, corpo libidinal, Se, antes, o conflito psíquico era caracterizado pela oposição das pulsões sexuais, inconscientes e o eu, consciente

Em 1910, Freud vai conferindo uma importância cada vez maior ao narcisismo, já não vendo como patológico, mas sim como uma condição normal, presente em todo ser humano, essencial em sua estruturação. Além disso,  Freud estabelece uma relação entre as pulsões sexuais e as ‘necessidades’, através da noção de apoio onde implica em considerar que as pulsões sexuais derivam daquilo que ele irá chama.

Investigações recentes chamaram nossa atenção para um estádio na história evolutiva da libido, que se cruza com o caminho que vai do auto-erotismo ao amor objetal. Este estádio foi designado como narcisismo. Consiste no momento do desenvolvimento do indivíduo em que ele reúne suas pulsões sexuais de atividade auto-erótica, para ganhar um objeto de amor. Toma a si próprio e o seu próprio corpo antes de passar para a escolha de um objeto que seja outra pessoa (Freud [1911] 2006:56).

O narcisista é um objeto/aquela coisa que só tem prazer com ele mesmo, num relacinamento por exemplo se ele não se masturbar na hora do sexo ele não consegue chegar no prazer desejado no final e também se considera o mais importante e o outro é aquele que o amaldiçoa por se achar mais importante que ele, causando uma alteridade. A criança que é criada por um narcisista quanto mais ele for narcisista mais ela se tornara, muitos dizem que é como se fosse uma maldição hereditaria.

A psicanalise é o segundo movimento e a primeira e a do Dr.Freud tentando curar as estericas, o primeiro estudo esta ligado a uma sexualidade nas afeções homossexuais, então o narcisismo vai começar a ser entendida como uma fase de desenvolvimento da libido não das fases do movimento.

Segundo Freud  os investimentos libidinais podem ser direcionados ao próprio ego ou aos objetos. Para ele, a fase da infância que antecede a formação do ego é caracterizada pela ausência de relações objetais, a fase é entendida como anobjetal, todo o investimento libidinal  é feito no seu próprio corpo, quando satisfaz suas pulsões parciais por meio das zonas erógenas. Primeiro estágio o narcisismo vai ser reconhecido como autoeroticismo, Freud chamou de narcisismo primário só se mantém com o amor dos pais e é por ele potencializado através da “onipotência. Já o narcisismo secundário, estaria referido ao refluxo da libido dos objetos para o próprio eu, Apesar da noção de narcisismo secundário ser proveniente da observação de Freud acerca das esquizofrenias, ele não a limitou aos casos de psicose; ao contrário, estendeu sua observação a todos os seres humanos. Em função disto, o narcisismo secundário resulta no retorno ao eu dos investimentos feitos sobre objetos externos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com