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A Psicodinamica Das Cores

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Por:   •  30/10/2013  •  3.839 Palavras (16 Páginas)  •  617 Visualizações

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Limeira/SP - Ano 4, nº 12- De outubro à dezembro de 2007

PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO1

Ana Karina Miranda de FREITAS (anak_tj@hotmail.com)

As cores sempre estiveram presentes desde o começo da história do homem. Elas

faziam parte mais das necessidades psicológicas do que das estéticas, como por exemplo, na

história dos egípcios que sentiam na cor um profundo sentido psicológico, tendo cada cor

como um símbolo.

Posteriormente nas artes, Vincent van Gogh2 conferiu às suas pinturas sensações

cromáticas deslumbrantes, que traduzem intensas cargas emotivas e psicológicas de seu autor.

Mas, foi só no século XIX que houve um interesse maior em estudar cientificamente a

cor, até mesmo com a participação de filósofos e escritores.

As cores enfim, têm a capacidade de liberar um leque de possibilidades criativas na

imaginação do homem, agindo não só sobre quem admirará a imagem, mas também sobre

quem a produz.

Sobre o observador que recebe a comunicação visual, a cor exerce três ações: a de

impressionar a retina, a de provocar uma reação e a de construir uma linguagem própria

comunicando uma idéia, tendo valor de símbolo e capacidade.

É tamanha a expressividade das cores que ela se torna um transmissor de idéias, tão

poderoso que ultrapassa fronteiras espaciais e temporais. Não tem barreiras nacionais e sua

mensagem pode ser compreendida até por analfabetos.

Influência das cores nas artes

1 Artigo produzido no 8° Semestre de Publicidade e Propaganda- ISCA Faculdades, sob orientação do Prof.

Renato Frigo

2 Vincent van Gogh (1853-1890), pintor holandês nascido em Zundert.

2

Nas artes, o clima é um grande influenciador na utilização das cores. No Brasil, isso

pode ser percebido através da arte do nordestino em contraste com a do sulista. Vivendo

debaixo de um sol causticante, o artista nordestino sofre a influência de um intenso

cromatismo que se refletem luminosa e vibrantemente na sua obra, expondo as cores de uma

forma apaixonante e pura. Em contrapartida o artista sulista que não sofre tal influência,

volta-se para as cores frias que expressam muito mais as reações através da forma, impondose

o racionalismo frio característico do artista plástico paulista.

Influência das cores na publicidade

Para que uma marca, um título, ou uma informação, tenham legibilidade é preciso que

se análise a cor de fundo deles para que haja um contraste. Do contrário, terão a visibilidade

prejudicada e dificilmente serão memorizados.

Podemos dizer que o Sol é o grande regente na orquestra das cores, visto que

precisamos sempre dele para uma boa visualização delas.

É claro que há um peso psicológico na escolha dessa ou aquela cor, que é definido

pelo sistema neurofisiológico de cada indivíduo.

Teoria de Young-Helmholtz

Young3 procurou a existência das três cores primárias na constituição do homem, e

não na natureza da luz como outros teóricos fizeram.

Segundo Young, a maioria dos fenômenos relacionados à cor deve-se à existência de

estímulos de excitação do olho humano, sensíveis à luz que reagem, respectivamente, ao azulvioleta,

ao verde e ao vermelho-alaranjado.

Teoria de Hering

3 Hermann von Helmholtz, fisiologista e físico alemão (1821-1894), conhecido por seus estudos sobre

ressonância acústica, acomodação visual, etc. Desenvolveu mais as teorias das cores de Young, e que nós

chamamos de “Teoria de Young-Helmholtz”. Inventou o oftalmômetro e o telestereoscópio. Helmholtz é autor

do famoso “Manual de óptica fisiológica”, que, apesar de ser do século passado, é ainda uma obra básica de

estudo e consulta.

3

Hering4, defende a teoria da existência de três variedades de cones de dupla ação. Um

dos grupos seria responsável pela formação das luzes azul e amarela; outro pelas luzes verde e

vermelha, e o terceiro seria excitado pelas luzes preta e branca. Essa teoria expressa que, as

cores verde, preta e azul refazem a substância das células, porém essa mesma substância é

destruída pelo branco, pelo vermelho e pelo amarelo.

Teoria de Ladd Franklin

Para Christine Ladd Franklin5, a visão da cor é um processo de evolução do homem

primitivo, que só distinguia o branco, o preto e o cinza. Ocorreu uma evolução e os bastonetes

se transformaram em dois tipos distintos de cones, que podiam distinguir os demais tipos de

cores.

SENSAÇÕES VISUAIS ACROMÁTICAS E CROMÁTICAS

As sensações visuais que têm apenas a dimensão da luminosidade são chamadas de

acromáticas. Incluem-se

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