TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Da Forma Gestalt

Trabalho Universitário: A Psicologia Da Forma Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 3

A psicologia da forma

Gestalt

- O que é Gestalt e qual a sua Origem?

É uma teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas. A psicologia da Gestalt enfoca as leis mentais - os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas.

Ela prega que nossa percepção não se dá por “Pontos Isolados”, mas sim, por uma visão de “Todo”. Então, funda-se na idéia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. Por exemplo:"A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias

- Origem

Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemã que pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”. Surgiu no início do século passado, na Alemanha, e teve como principais expoentes Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943).

O caso do cinema . Quem já viu uma fita cinematográfica sabe que ela e composta por fotogramas estáticos .o movimento que vemos na tela e uma ilusão de ótica causada pela pós-imagem retina (a imagem demora um pouco para ser apagar em nossas retinas ).como as imagens vão-se sobrepondo em nossa retina, temos a sensação de movimento .

- A percepção

A percepção e um ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os teóricos das gestalt ao questionamento de um principio implícito na teoria behaviorista _que a relação de causa e efeito entre estimulo e a resposta _ porque, para os gestaltistas, entre estimulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção .

o confronto gestalt/behaviorismo pode ser resumido na posição que cada uma das teorias assume diante do objeto da psicologia _o comportamento, pois tanto a gestalt quanto o behaviorismo definem a psicologia como a ciência que estuda o comportamento.

O behaviorismo, dentro de sua preocupação com a objetividade , estuda o comportamento através da relação estimula-resposta, procurando isolar o estímulo que correspondência a resposta esperada e desprezando os conteúdos de “consciência”, pela impossibilidade de controlar cientificamente essas variáveis.

Na visão dos gestaltista, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.

Esse fenômeno da percepção é norteado pela a busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto).

-A Boa-Forma

A Gestalt encontra nesses fenômenos de percepção as condições para a compreensão do comportamento humano. A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento.

Muita das vezes, os nossos comportamentos guardam relação estreita com o estímulo físicos, e outras, eles são completamente diferentes do esperado porque “entendemos” o ambiente maneira diferente da sua realidade

- Meio Geográfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com