TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Gestalt

Artigo: Psicologia da Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 5

A Psicologia da Gestalt é uma teoria coerente dentro da história da Psicologia.

Desenvolvida por Chrinstiam von Ehrenfels, filósofo e psicólogo, a Psicologia da Gestalt estuda as sensações de espaço-forma e tempo-forma, estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicolgicos envolvidos diantwe de um estimulo e como esté percebido pelo sujeito.

A teoria psicológica foram estruturadas a partir desses estudos, que estabeleciam a forma e sua percepção, por Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka.

Para Von Ehrenfels (1859-1932), seu criador, as qualidades formais não resultariam da soma ou reações dos elementos, mas sim da atividade do espírito que combinaria esses elementos. A partir de Ehrenfels seguiram Wertheimer, Koffka, Kohler e Lewin, os quais não adotaram a linha idealista do criador, embora tenham continuado admitindo o método dedutivo, a predominância do conjunto sobre as partes e uma forma de introspecção conhecida como fenomenologia.

Postura do professor e sua relação com o aluno;

Esta teoria Tem com base a representação global de uma situação. As escolas da corrente dos teóricos de campo são representadas na Gestalt e suas teorias são centradas sobre a atividade do indivíduo.

Segundo Barros (1988), a Gestalt e os representantes da corrente Gestáltica a atividade e o comportamento do sujeito são determinados de acordo com o modo pelo qual vê e compreende a estrutura dos elementos da situação problema. Para Koffka a percepção e pensamento não podem ser reduzidos a um acúmulo de sensações ou associações individuais mas, são determinadas pela estrutura global.

Para Pozo (1988), o paradigma da aprendizagem consiste na solução de problemas que tem como princípio o todo para as partes e na organização dos padrões de percepção.

Na Gestalt, as idéias de Köhler (1929) são opostas aos princípios do associacionismo . Esta escola não aceita a concepção do conhecimento como a soma de partes preexistentes. A unidade mínima de análise é a estrutura ou a globalidade. Rejeita a idéia de que o conhecimento tenha natureza cumulativa ou quantitativa, de tal maneira que qualquer atividade ou procedimento poderia transformar-se em várias partes aleatoriamente separadas.

A insistência na estrutura global dos fatos e dos conhecimentos concede maior importância à compreensão do que a simples acumulação de conhecimentos. Isso fez com que Wertheimer em 1945 distinguisse o pensamento reprodutivo do pensamento produtivo. O pensamento reprodutivo se constitui de conhecimentos previamente adquiridos à situações novas e o pensamento produtivo por sua vez, implica no descobrimento de uma organização perceptiva ou conceitual, com relação ao problema a ser tratado, isto é, a compreensão real do problema, como compreender o problema que é vantajoso em relação a simples aprendizagem mnemônica ou reprodutiva. Isso porque essa compreensão resulta mais fácil de ser generalizada a outros problemas estruturalmente semelhante.

Visão pedagógica sobre a aprendizagem

A partir destas percepções a Gestalt encontra condições para o estudo do comportamento humano, pois a maneira a qual o individuo percebe determinado estimulo. Desenvolve a partir da teoria da boa-forma, o comportamento humano. Deste modo, o campo psicológico é entendido como um campo de força que nos incentiva a procurar a boa-forma, garantindo a busca da melhor forma possível de resolução de situações, que não estão muito bem estruturadas. Na aprendizagem a Gestalt vê este mecanismo como reação entre o todo e a parte, onde o primeiro tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido. A designação da compreensão imediata, enquanto entendimento interno é insight. Mais tarde, a teoria de campo de Kurt Lewin, trouxe a compreensão teórica que definiu a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do individuo num certo momento, o que chamou de espaço vital. Campo psicológico ficou sendo conhecido como espaço de vida considerado dinamicamente, onde se leva em conta indivíduo, meio e totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com