TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Gestalt

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Da Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia da Gestalt

A Psicologia “Gestalt” é de origem alemã, nasceu de uma rebelião contra a ciência estabelecida na época. Por se oporem à escola de pensamento mais antiga da época (psicologia experimental), a Gestalt era conhecida como uma psicologia de protesto. Quando a psicologia foi estabelecida como ciência na Alemanha por volta de 1870, considerou que a tarefa principal era a análise da mente em seus elementos básicos. A psicologia da Gestalt, fundada por Wertheimer, Kohler e Koffka representou uma reação contra as escolas de pensamentos anteriores. A Gestalt em vez de buscar elementos mentais preferiu estudar cenários naturais e padrões que aparecem na experiência direta, como as sensações (dado psicológico); de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico).

No início, grande parte da psicologia Gestalt focou os estudos na percepção, mais tarde, estendendo-os a outros domínios, tais como a aprendizagem, o comportamento social e do pensamento. Um aspecto fundamental na psicologia Gestalt é que se resulta estéril na tentativa de entender os fenômenos através da analise dos elementos que constituem um objeto.

Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade, relacionando a forma e sua percepção.

É o caso do cinema. Uma fita cinematográfica é composta de fotogramas com imagens estáticas. O movimento que vemos na tela é uma ilusão de ótica causada pelo fenômeno da pós-imagem retiniana (qualquer imagem que vemos demora um pouco para se ‘apagar’ em nossa retina). As imagens vão se sobrepondo em nossa retina e o que percebemos é um movimento. Mas o que de fato é projetado na tela é uma fotografia estática, tal como uma seqüência de slides.

Leis da Gestalt

Quando o comportamento espontâneo do cérebro foi observado pelos psicólogos da Gestalt (Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka) durante o processo de percepção, foi elaborado leis que regem esta teoria de conhecer os objetos. Essas leis estabelecem princípios gerais, demonstrando cada ato perceptivo presentes no cérebro que faz a melhor organização possível para perceber a forma por ela mesma, ou seja, vê-la como um "todo" Podendo ser resumidas como:

• Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual.

• Proximidade: Partes mais próximas umas das outras, em certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.

• Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas.

• Pregnância: Este é o postulado da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais importante.

• Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.

• Experiência Fechada: Esta lei está relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.

Princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com