TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia a caminho do Novo século: Identidade profissional e compromisso social

Por:   •  3/4/2018  •  Resenha  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA DOS ARTIGOS:

  • A psicologia a caminho do Novo século: identidade profissional e compromisso social – André Pereira Neto e Fernanda Martins Pereira.
  • O psicólogo no Brasil: notas sobre seu processo de profissionalização – Ana Mercês Bahia Bock

Os dois artigos abordam o processo de profissionalização da psicologia no Brasil mostrando os vínculos da psicologia com a sociedade analisando os momentos da profissão e relacionando à trajetória política, econômica e social do Brasil.

O nascimento da psicologia segue o caminho do controle do período colonial, para a higienização do século XIX e para a diferenciação do século XX.

Os artigos denotam que os campos de educação e medicina contribuíram para a profissionalização da psicologia no Brasil. Primeiramente na educação, com a inclusão da disciplina de psicologia no currículo das Escolas Normais (1890) e a criação do primeiro laboratório de psicologia experimental (1906).

 Na medicina a criação de um laboratório de psicologia experimental dentro da Colônia de psicopatas do Engenho de Dentro (RJ- 1923), visando auxiliar as atividades medicas, atenção as necessidades sociais e práticas, pesquisas científicas e centro de formação de psicólogos. O laboratório não se limitou a psicologia experimental, realizando também testagem e psicoterapia, o que se tornaria prática típica do psicólogo.

Se por um lado a medicina colaborou para o desenvolvimento da psicologia através da psiquiatria, por outro buscou se apropriar dela colocando o psicólogo como subordinado, exercendo somente o papel de complemento médico.

Durante a década de 1930 aumentou o reconhecimento da ciência psicológica ganhando mais espaço nas universidades, tornando-se disciplina obrigatória nos cursos de Filosofia, Ciências Sociais e Pedagogia.

Nas décadas de 1940 e 1950 esse reconhecimento se modifica. Houveram conflitos entre psicólogos e médicos pois estes afirmavam que a psicoterapia pertencia a medicina.

A formação profissional de psicólogo como hoje está organizada foi iniciada em 1957, chegando ao fim da década de 1950 como uma profissão de nível universitário no mercado de trabalho o psicólogo passou a atuar cada vez mais nas áreas de educação e do trabalho.

Em 27 de Agosto de 1962 foi aprovada a lei n°4119 que regulamentou a profissão de psicólogo, a psicologia foi definitivamente institucionalizada. Com a criação do curso de psicologia e a regulamentação da profissão, os cursos proliferaram no pais, associações profissionais e cientificas, surgiram e ampliaram o mercado de trabalho possibilitando atuar em diferentes campos como a clínica, escola, trabalho, área acadêmica e jurídica. A psicologia se desenvolvia com vigor.

Na década de 1970 cresce o número de profissionais formados em psicologia, entrando a psicanalise e a psicologia no cotidiano das pessoas através de revistas, programas de tv, livros e etc.

Deitar no divã significava sinal de status social, este período também foi marcado pela repressão da ditadura militar, o que favoreceu o crescimento da profissão pois o silenciar era a palavra de ordem, tornando atraente e válido este tipo de espaço surgindo o psicoterapeuta como o novo profissional.

O código de ética foi criado em 1975 garantindo maior credibilidade com a clientela.

No final da década de 1970 com as grandes greves operárias, a classe média também foi levada as suas organizações. Em 1979 os psicólogos ocuparam ou criaram seus sindicatos. Grupos mais progressistas queriam que a psicologia se tornasse um instrumento a serviço da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com