TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopatologia Geral

Por:   •  11/8/2020  •  Ensaio  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 10

Atividade critério docente: Ensaio em trio, baseado nas seguintes referências:
“ Felidade ou morte”
“ Mrs. Dalloway”
“ Epicuro e a Felicidade”

Mrs. Dalloway

Acerca do que foi assistido, pode-se introduzir que o filme titulado acima traz uma reflexão muito grande no que concerne às mudanças que ocorrem durante as narrativas, onde são apresentadas mudanças tanto no aspecto formal ou estrutural, como também ao conteúdo em si e seu contexto. Com isso, o romance insere em seu enredo modificações no que tange a construção do gênero romance e mundo, onde os personagens Clarissa Dalloway, Septimus e Peter Wash mostram-se como indivíduos enternecidos, tocados, abalados e arrasados, inseridos em um jogo de tempo e espaço sociais e intrínsecos coincidentemente.

 Resumindo um pouco a narrativa, o filme traz a história de uma senhora que estava envolvida na preparação de uma festa que acontecera em sua casa no período da noite. A mesma decorre em Londres, com sua alta burguesia e uma grande melancolia palpável. Nesta noite a personagem Clarissa Dallowaym recorda-se de seu passado, refletindo sobre suas escolhas, erros e acertos. Em sua juventude, ela namorou Peter Walsh e tem uma relação bem próxima com o Sally, mas acaba se casando com Richard Dalloway, por ele ter uma melhor condição e por lhe garantir segurança e conforto. Ela tem uma vida aparentemente perfeita, convive com a alta classe de Londres, tem um esposo muito bom e planeja uma linda festa. Mas mesmo diante de tudo isso, ela se encontra em boa parte em desequilíbrio e confusão interior, onde o reencontro com Petter anos depois, no dia de sua festa a desestruturou trazendo esse grande conflito interior. Ao ver Clarissa, Peter também vive esse conflito, mesmo não se importando com as aparências e seu amor antigo, ele não superou os sentimentos tidos por ela no passado, mais ainda o fato dela ter se casado com Richard. Peter viveu sua vida sem grandes conquistas, esteve na Índia por um tempo, se apaixonou por uma mulher mais nova, contudo, seu amor por Clarissa sempre esteve e irá permanecer no íntimo de seu coração. Se sente frustrado diante da pessoa que ele pensa em ela ter se tornado: fria, afastada e preocupada com as opiniões alheias da sociedade em que convive. Em contra partida, Richard foi o único personagem que manteve sua postura assim como era em sua juventude, tinha pretensões no âmbito da política e seguiu esta carreira. Construiu sua vida com a Clarissa, numa rotina sempre amorosa e confortável. Enquanto que Sally, apesar de ainda ter suas opiniões sobre o mundo e as pessoas, tornou-se então esposa de um homem industrial e mãe de cinco filhos, passando a ter uma vida caserira tanto quanto a Mrs. Dalloway. O filme traz ainda, resquícios da Primeira Guerra Mundial através de um jovem experiente chamado Septimus Smith, que ficou neurótico com a perda de seu superior Evans, e pelas experiências que viveu nas tranqueiras. Quando se aproximava do momento em que ele viria a ser internado num manicômio, ele se suicida pulando da janela de sua casa. Esse fato do suicídio de Septimus foi citado na festa de Mrs. Dalloway e deixa a Clarissa ainda mais reflexiva sobre os rumos que a vida pode levar.

         O método narrativo presente através da personagem Virginia Woolf foi o fluxo de consciência. Esse fluxo se remete ao método narrativo que predominava na época modernista, onde os padrões clássicos eram deixados de lado e os autores investigavam a interioridade dos personagens numa conexão entre mundo e sociedade. Neste contexto de Mrs Dalloway, é demonstrado o confronto existente entre a realidade interior de cada personagem e a realidade exterior do mundo. Sendo nesse universo de tensões, reflexões e, por vezes, de reserva, que a personagem Clarissa é dividida no mundo moderno. Por conseguinte, não a compreendemos como uma personagem perdida, sem alterações ou percepção do mundo que a cerca, mas sim como um sujeito que por meio da memória, grande ajudadora para ela, tem a oportunidade de rememorar, reviver fatos passados, fomentando confidências e trazendo à realidade recordações que traz para ela mudanças que permite investigar e compreender o universo psicológico de Clarisse Dalloway.

Segundo Moretti (2007,p. 286) “os devaneios, até mesmo os mais subversivos, na verdade não têm interesse nenhum de mudar o mundo porque a sua essência é correr para o paralelo a ele e, já que o mundo é meramente uma ocasião para seu descobrimento, pode muito bem continuar assim”.

Da mesma maneira, Septimus, outro personagem do filme, analisa o seu lugar no mundo desordenado que sempre se apresenta a ele. Com isso, ele não compreende o lugar ou o comportamento que precisa ter mediante coisas e situações, estando afundado em sua própria loucura. Então, ele passa a fazer uma introspecção e se vê como um sujeito que não compreende as diretrizes e os modos do mundo moderno e os impulsos nervosos causados pela cidade grande, cujo no desenrolar confuso de tensões e de reserva do mundo superficial ao mundo interior.

WOLLF( 2013,p.29) traz que esses questionamentos que circundam Septimus deixa implícito as inseguranças diante dessa diferença de realidades interiores e exteriores e não se prende ao lugar em que esse personagem no mundo moderno se encontrava, isto é, o mundo oscilava, estremecia e ameaçava explodir em chamas.

No filme, além dos dois personagens citados, encontra-se também a terceira figura, que contribui para o pensamento e entendimento do personagem e sua relação com o mundo moderno. Assim como Clarissa e Septimus, Peter Walsh indaga e reflete os estímulos que o mundo lhe proporciona.

Diante da decadência de perspectivas, dúvidas e projeções de vivências possíveis ou não em que os três personagens estão estabelecidos e destruídos num mundo de reestruturação de realidades e verdades que estão à frente da proteção e segurança que os personagens podem trazer para cada vida em seu íntimo. Ou seja, pode-se considerar que são nas várias vozes e sujeitos que se integram no decorrer da história, que são trazidas as múltiplas identidades e múltiplos “ eus” que se representam dentro de Mrs. Dalloway.

Contudo, neste filme podemos considerar a crise do romance psicológico desde a observação de que no desenrolar da história não se tem o foco apenas em um personagem, mas nos traz que cada protagonista tem sua dificuldade, suas crises, tensões e sua individualidade, isto é, aquela imagem de herói cai por terra.  E então cada ação e reação dos personagens, cada vida, são definidos como sendo pequenas histórias dentro de uma mesma história.

Felicidade ou morte

O que de fato nos deixa feliz?

Sabemos o que queremos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com