TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Renúncia do Ato Educativo

Por:   •  21/9/2020  •  Dissertação  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Renúncia do Ato educativo

A psicanálise na educação vem possibilitar uma melhor compreensão por parte dos educadores acerca do desenvolvimento de crianças e adolescentes, através da transferência, onde está ligado a imagem de estima e respeito (pai, mãe, avós, irmãos entre outros).

A educação tem a finalidade de garantir o princípio da realidade, permitindo que a criança seja submetida ao princípio do prazer e a passagem das pulsões para um universo simbólico. Na escola podemos encontrar repetições referentes a situações familiares, onde o desejo de aprender do aluno se depara com desejo do professor, em que este está ligado ao ideal imposto pelo próprio educador.

Freud através de diferentes artigos, expõem sua visão evolutiva do indivíduo como de cultura, considerando o desenvolvimento do homem na interação com o meio social. Então a linguagem vem diferenciar o homem dos animais, permitindo a constituição de sua subjetividade, a pressão que a sociedade exerce sobre a criança/indivíduo desde a infância, faz com que a criança a partir da educação se conforme com sua realidade.

Os efeitos das concepções não e outro a não ser o fracasso escolar, pois em todas as formas possíveis de expressões os alunos que possuem uma deficiência cultural, em que a escola deverá suprir, e visto como um indivíduo que não deseja conhecer/aprender.

Quando o aluno por circunstâncias econômicas, familiares entre outras, não conseguem causar no professor um desejo de investimento, o viés narcísico vem mostrar a resposta do aluno de lugar que remete às experiências de gozo ao educador.

Portanto as diferenças culturais em relação professor-aluno, são vistas frequentemente pelo educador como uma deficiência de bagagem cultural por parte do aluno, assim, podemos afirmar que o tamanho do fracasso escolar é diretamente proporcionar à degradação de suas leis, ou seja, ao tamanho da renúncia à educação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (23.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com