TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SALA SOCIAL: O PROBLEMA POLÍTICO NA PSICOLOGIA

Projeto de pesquisa: A SALA SOCIAL: O PROBLEMA POLÍTICO NA PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

1- HUMILHAÇÃO SOCIAL: UM PROBLEMA POLITICO EM PSICOLOGIA

A Humilhação Social onde nos deparamos com os vários tipos de humilhação que o ser humano é submetido durante toda sua trajetória de vida. Uma delas é a “humilhação social” que atinge principalmente as pessoas de baixa renda. O fato é que esse tipo de humilhação causa ao ser humano muito danos e o principal deles é o psicológico. Quem sofre desse tipo de transtorno tende a ficar constantemente com complexo de inferioridade e se submete à reclusão por parte da sociedade. O fato de uma pessoa nascer em uma família pobre, por exemplo, não significa que ela deve se conformar com essa condição, uma vez que isso agrava ainda mais o problema fazendo com que ele fique longe de ser erradicado.

Durante a leitura do texto, percebemos o quanto é imposto ao cidadão menos favorecido que a condição dele determina sim o quanto ele é importante pra sociedade, ou seja, ele praticamente não exerce nem um valor no meio em que vive. A sociedade delimita muito a vida de quem tem menor poder aquisitivo porque mesmo involuntariamente, o próprio cidadão contribui para isso em uma espécie de conformismo.

Percebemos ainda o quanto isso causa grandes transtornos às gerações futuras, onde aqueles que convivem com isso, tendem a continuar essa linhagem de desigualdades.

Humilhação, de uma forma geral, já impõe a nós uma sensação de revolta, por isso o que acontece na humilhação social não é diferente. Isso causa danos graves e muitas vezes irreversíveis. Pessoas sofrem constantemente com esse fato e muitas vezes parte dos fatos de violência e criminalidade decorrem do impacto causado pela humilhação social.

2- A DESIGUALDADE E A INVISIBILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvido.

Os que vêm de família modesta têm, em média, menos probabilidade de obter um nível alto de instrução. Os que possuem baixo nível de escolaridade têm menos probabilidade de chegar a um status social elevado, de exercer profissão de prestígio e ser bem remunerado. É verdade que as desigualdades sociais são em grande parte geradas pelo jogo do mercado e do capital, assim como é também verdade que o sistema político intervém de diversas maneiras, às vezes mais, às vezes menos, para regular, regulamentar e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais e simbólicas.

04

O conceito de invisibilidade social tem sido aplicado, quando se refere a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença, seja pelo preconceito, o que nos leva a compreender que tal fenômeno atinge tão somente aqueles que estão à margem da sociedade. Há várias formas de invisibilidade social: econômica, racial, sexual, etária, entre outras. É o que acontece, por exemplo, quando um mendigo é ignorado de tal forma que passa a ser apenas mais um objeto na paisagem urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com