TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE DO TRABALHADOR: O CUIDADO DA SAÚDE DE QUE CUIDA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/3/2017  •  Artigo  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 9

A SAÚDE DO TRABALHADOR: O CUIDADO DA SAÚDE DE QUE CUIDA DA EDUCAÇÃO

Éderson Cirne1, Evellin Gonçalves2, Tathyane Castro3

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar, através de relatos, as experiências vivenciadas durante o período em que estivemos imersos na Fundação Lar Feliz, na cidade de Juazeiro/Ba. Esta imersão foi proposta pela disciplina “Temas Atuais em Saúde”, da grade curricular do 8º período do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, e objetivou aproximar os discentes da atuação profissional, diante do contexto da saúde laboral do docente da instituição assistencialista e educacional citada, possibilitando assistir, reconhecer, aprender e compreender a atuação da profissional de Psicologia com relação à temática sugerida, articulando os conhecimentos teóricos à prática. O método utilizado durante a imersão em campo foi o cartográfico, viabilizado pelo conteúdo registrados nos Diários de Campo, onde constavam as experiências vividas naquela organização. Durante a imersão na instituição ocorreu um aprendizado significativo, promovedor de reflexões contidas neste artigo.

Palavras- Chaves:   Imersão; Instituição; Atuação; Psicóloga; Saúde

THE WORKER'S HEALTH: HEALTH CARE THAT TAKES CARE OF EDUCATION

Abstract: This paper aims to present, through reports, the experiences during the period we were immersed in the Foundation Happy Home in the city of Juazeiro / Ba. This immersion was proposed for the course "Current Topics in Health", the curriculum of the 8th Psychology course of the period the Federal University of São Francisco Valley - UNIVASF, and aimed to bring the students of professional practice, before the occupational health context teaching of welfare and educational institution quoted, enabling watch, recognize, learn and understand the professional role of psychology in relation to the suggested theme, combining the theoretical knowledge in practice. The method used during the immersion in the field was the cartographic, made possible by the content recorded in field diaries, which contained the experiences that organization. During immersion in the institution was a significant learning, a promoting reflections in this article.

Words- keys: Immersion; Institution; Performance; Psychologist; Cheers

INTRODUÇÃO – A instituição escolhida como campo de inserção

A escolha da instituição não foi algo fácil de fazer, já que diante de tantas possibilidades deveria ser algo acordado por todos os integrantes do grupo, que instigasse minimamente a inserção no campo, de forma que provocasse nos discentes o interesse autêntico de implicar-se com a realidade institucional.

A escolha sobre a inserção na Fundação Lar Feliz ocorreu de forma consensual, pois todos sentiram-se interessados pela instituição, associado pela compatibilidade de horários da instituição com os horários dos discentes, a presença de uma psicóloga que passaria a atuar como preceptora, aceitação incondicional da direção para receber os discentes.

Cabe-nos contextualizar a Fundação Lar Feliz, que foi criada em 1998, por um conjunto de pessoas altruístas que perceberam que a comunidade periférica do bairro da Malhada da Areia, na cidade de Juazeiro/Ba, vinha sofrendo com a falta da ação governamental, colocando-a num quadro de vulnerabilidade social.

Os primeiros atendimentos à comunidade foram realizados sob a sombra de algumas poucas árvores, pois não existia ainda uma referência predial, todavia, ganhou rapidamente o respeito da comunidade por suas ações de cuidado do próximo.

As primeiras ações assistencialistas da Fundação Lar Feliz consistiram no atendimento a 3 crianças  subnutridas, tendo se multiplicado exponencialmente essa quantidade ao longo dos 18 anos de existência, mesmo diante de um contexto social em que os direitos fundamentais de toda pessoa não é assistido, face a ausência da atenção e ação governamental, permitindo que a presença da violência física e sexual, do tráfico e do consumo de drogas, estejam presentes na realidade daquela comunidade a ponto de subjugá-las a uma condição de abandono social, principalmente as crianças.

 A instalação da Fundação Lar Feliz naquela comunidade, sinalizou concretamente o surgimento da esperança de melhorias na vida daquelas pessoas, logo se tornando uma referência, um grande refúgio para aquelas pessoas que não conseguiam alimentar-se ou mesmo seus filhos.

Com a crescente demanda, a instituição organizou-se administrativamente, cresceu estruturalmente numa área de 5.042m², dando origem a várias salas de aulas, banheiros, biblioteca e sala de brinquedos, consultórios médico e odontológico, uma pequena farmácia, salas que funcionam como administração da instituição, refeitório e área de lazer, um verdadeiro oásis naquele bairro abandonado, deserto de esperança.

Diante de uma estrutura sólida e do respeito adquirido por toda a comunidade, a instituição amplia seu papel social, firmando um convênio com a Prefeitura Municipal de Juazeiro/Ba, dando origem à Escola Tereza D'Avila, que hoje possui 453 alunos matriculados, cuja idade varia entre 0 a 10 anos. Em contrapartida, o município auxilia a instituição enviando insumos alimentares que são preparados para que as crianças possam alimentar-se. Assim sendo, é oportuno ressaltar que a instituição é filantrópica, e que se mantêm por meio de convênios, doações e recursos oriundos de projetos sociais, isentando totalmente as famílias favorecidas de qualquer custo.

Para propiciar o bom funcionamento a instituição encontra-se estruturada com um conselho deliberativo ou superior, a direção, com o serviço da psicóloga servindo como “staff”, médico, coordenação administrativa e seu corpo de funcionários, coordenação pedagógica, uma brinquedista e 23 professores do ensino infantil e fundamental.

Durante a imersão na instituição, foi percebido que aquelas pessoas, professores, que deveriam cuidar das crianças, necessitavam de cuidados, visto que apresentavam queixas indicativas de um processo de adoecimento laboral, tais como cansaço físico e mental extremo e contínuo, rouquidão intermitente, dores musculares, irritação, perda da qualidade do sono, absenteísmo, entre outras.

Essas queixas sinalizaram a necessidade de aprofundar a observação da rotina institucional, particularmente das professoras, pois, buscando-se a ampliação da percepção e da compreensão do processo a que estavam sendo acometidas, e também da psicóloga,  para que pudéssemos nos apropriar, por meio da observação da postura, conduta e manejo profissional diante do contexto citado, para que alicerçasse e contribuísse para a formação dos futuros profissionais da Psicologia, justificando então uma implicação maior no contexto institucional, sobre o tema, e na construção deste artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com