TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sistêmica

Por:   •  15/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

Comparando as características da família moderna com a família contemporânea podemos observar algumas transformações. Com a Revolução Industrial e o capitalismo a família moderna passa a ser refúgio brutal, gerando fortes laços emocionais entre pais e filhos.

Alguns autores como Ninkoff (1934) procura demonstrar que a qualidade de vida da família depende da qualidade de vida matrimonial e não ao contrário. Por outro lado, a família moderna é muito fechada em si mesma, concentrada, e, mais atenta a educação das crianças. Alguns pais se tornam obcecados pelo sucesso de seus filhos tornando se mais exigentes consigo mesmos. Possuem intensos vínculos familiares, porém frágeis.

Texto 1) Neto, C. Ciclo de Desenvolvimento da Vida familiar. Mimeo 

  1. Com relação ao Ciclo de Desenvolvimento da Vida Familiar ( texto1), descreva a fase coincidente com a adolescência dos filhos, realçando as tarefas/ desafios dessa fase e como a família em geral reage a ela. Por que se considera que a adolescência dos filhos impacta sobremaneira a família, os pais como um todo familiar?

Fase 3 criação dos filhos

A adolescência é um período em que vários conflitos podem surgir abalando a estrutura familiar na medida em que é o adolescente o primeiro a ameaçar o
equilíbrio do sistema ao tentar separar-se da família, caminhando em direção à sua
individuação, ela faz reviver o conflito que até então tinha sido acobertado de uma forma ou de outra.  As famílias respondem a essa crise de duas formas: assumindo
uma atitude autoritária sobre o adolescente e, com isso, tentando recriar um estágio anterior de dependência, ou então estabelecendo uma independência prematura, ao se mobilizar para apoiar as atitudes mais independentes do filho, ignorando as mais dependentes. Eventualmente, esse indivíduo volta para uma posição mais dependente e frágil ainda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com