TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIST. IMPORTAÇÃO E EXPORTACAO - ALCA

Trabalho Universitário: SIST. IMPORTAÇÃO E EXPORTACAO - ALCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

Aluno 1

Aluno 1

Aluno 1

Aluno 1

Sistemática de Importação e Exportação

ALCA - Área de Livre Comércio das Américas

A L C A

ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS

RESUMO

ALCA significa Área Livre de Comercio das Américas, foi uma organização criada pelos norte-americanos, que visava exclusivamente a exploração dos países subdesenvolvidos, tornando-os submissos aos Estados Unidos, com perda das suas soberanias. A ALCA aprovada seria como um manto de proteção total e sem riscos para os investimentos diretos norte-americanos. Foi em Dezembro de 1994, em Miami, no governo de Bill Clinton o qual presidiu a primeira Cúpula das Américas, composta por 33 países do continente americano, com exceção de Cuba vetada pelos EUA. Cuba é socialista, portanto é contra radicalmente o imperialismo norte-americano e qualquer proposta que vise interferência nos países soberanos. A proposta da ALCA foi a de “representar a integração econômica e comercial das Américas” tal proposta foi absolutamente mentirosa pois se tratava, na verdade, do “lobo com pele de cordeiro”, ou seja seria uma coisa muito ruim mas apresentada como uma coisa boa, já que não é possível integrar economias absolutamente desiguais como a da primeira potência mundial e os outros 33 países, em etapas diferenciadas de subdesenvolvimento como por exemplo, Brasil e Haiti. Um dos principais objetivos da ALCA estava no de conseguir controlar todo o comércio da América Latina e Caribe e reforçar as vantagens que tanto as empresas de importação como as de exportação dos EUA já tem sobre as empresas do subcontinente. O controle total da economia da região é da maior importância para grande potência do Norte, principalmente num momento de deterioração da sua balança de pagamentos e do aumento contínuo do seu déficit comercial, pois lhe permitiria enfrentar estes desequilíbrios com os investimentos no exterior.

SUMÁRIO

1 - O que é a ALCA.................................................................................... ........... PG 05

2 – Países membros da ALCA........................................................................ PG 05

3 – Surgimento da ALCA.............................................................................. PG 05

4 – Propostas da ALCA................................................................................. PG 05

.5 – Objetivos da ALCA................................................................................ PG 06

6 – Objetivos políticos da ALCA................................................................... PG 06

7 – Objetivos militares da ALCA.................................................................. PG 06

8 – Objetivos econômicos da ALCA............................................................... PG 06

9 – Riscos para o Brasil com a implantação da ALCA.................................... PG 07

10 – Consequências que a implantação da ALCA traria ao Brasil................. PG 07

11 – O que foi a Conferência de Belo Horizonte................................................. PG 07

1 - O que é a ALCA

ALCA significa Área Livre de Comercio das Américas, foi uma organização criada pelos norte-americanos, que visava exclusivamente a exploração dos países subdesenvolvidos, tornando-os submissos aos Estados Unidos, com perda das suas soberanias. A ALCA aprovada seria como um manto de proteção total e sem riscos para os investimentos diretos norte-americanos.

2 – Países membros da ALCA

São Países-Membros da ALCA: Antigua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos da América, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

3 – Surgimento da ALCA

Foi em Dezembro de 1994, em Miami, no governo de Bill Clinton o qual presidiu a primeira Cúpula das Américas, composta por 33 países do continente americano, com exceção de Cuba vetada pelos EUA. Cuba é socialista, portanto é contra radicalmente o imperialismo norte-americano e qualquer proposta que vise interferência nos países soberanos.

4 – Propostas da ALCA

A proposta da ALCA foi a de “representar a integração econômica e comercial das Américas” tal proposta foi absolutamente mentirosa pois se tratava, na verdade, do “lobo com pele de cordeiro”, ou seja seria uma coisa muito ruim mas apresentada como uma coisa boa, já que não é possível integrar economias absolutamente desiguais como a da primeira potência mundial e os outros 33 países, em etapas diferenciadas de subdesenvolvimento como por exemplo, Brasil e Haiti. Mais uma vez os EUA pretendente impor pela “lei do mais forte” a subordinação total e definitiva dos países da região, integrar, no contexto da ALCA, é entregar recursos naturais e monetários à grande potência americana, países da região impedindo-os de crescer e desenvolvessem em nome dos interesses do grande do grande capital norte – americano em detrimento aos povos subdesenvolvidos.

5 – Objetivos da ALCA

Um dos principais objetivos da ALCA estava no de conseguir controlar todo o comércio da América Latina e Caribe e reforçar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com