TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ulcera Psicossomatica

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Visando abordar as implicações psicológicas presentes em doenças com fundos biológicos, em especial, os sintomas psicossomáticos apresentados no quadro da doença. Falaremos então da Ulcera, que se desenvolve dentro do revestimento interno do esôfago, estômago e no duodeno.

O termo “psicossomática” foi originalmente forjado em 1818, pelo Psiquiatra alemão Johann Christian Heinroth (1773-1843) para classificar certas doenças orgânica em cuja etiologia os fatores psíquicos aparentemente ocupavam o papel central (Peres 2012, apud Rodrigues; Rodrigues 1991).

As doenças psicossomáticas são conhecidas por suas manifestações em sintomas físicos, como: dores de cabeça, dores de estomago, entre outros; Estes possuem causas psicológicas comumente apresentados por pessoas que possuem níveis elevados de estresse e ansiedade.

O QUE É ULCERA PÉPTICA?

As úlceras pépticas são feridas que se desenvolvem no revestimento interno do esôfago, estômago e duodeno. São mais conhecidas pelos nomes atribuídos a elas de acordo com a região na qual ela aparece. Úlceras gástricas, que ocorrem no estomago, Úlcera esofágica, que ocorre no esôfago e Úlcera duodenais, que ocorrem na parte superior do intestino delgado.

“Antes de 1800, as úlceras pépticas eram raras, sendo a úlcera gástrica descrita pela primeira vez em 1835 por Jean Cruveilhier. Durante o final do século XIX, essa patologia predominava em mulheres jovens. Já as úlceras duodenais eram incomuns até cerca de 1900, porém tornaram-se uma condição prevalente durante a primeira metade do século XX.” (Bernardo; Sousa; Bernardo; Faraco, 2017 apud Sonnenberg A. 2011)

Segundo Blumenfield (2010), O estresse fisiopsicológico extremo, o suporte social deficiente e a incapacidade de expressar emoções foram identificados como fatores de risco em potencial para o desenvolvimento de lesões gástricas e duodenais.

De acordo com Hisada (2011) as úlceras são consideradas umas doença do mundo civilizado, por atingir os ambiciosos e batalhadores da civilização.

As características da úlcera péptica são uma ferida aberta na parede interna do estomago, ou na camada mucosa do duodeno, que corresponde á primeira parte do intestino delgado e que estabelece sua ligação com o estomago. Se a superprodução de ácido se tornar crônica pode provocar perfuração na parede estomacal, permitindo que os sucos gástricos fluam diretamente para o interior do abdômen. Se não houver uma intervenção cirúrgica imediata, pode ocasionar até a morte do paciente. No caso do estomago, a úlcera denomina-se gástrica; no caso do duodeno, úlcera duodenal. (HISADA, 2011, p.49)

Conforme Hisada (2011) em alguns casos de úlcera podem estar relacionados remorsos, por impulsos hostis com a mãe, vividos como mordida digestiva, e também condições de tensão emocional contínua que pode ser encontrada até na depressão.

De acordo com Hisada (2011) o paciente com úlcera busca inconscientemente pela existência e proteção da infância, são indivíduos comumente carentes de afeto. Porém nem todos os pacientes supercompensam seus desejos dependentes através de uma demonstração externa, muitos deles são manifestadamente dependentes, exigentes e descontentes.

O comportamento manifesto é a atitude independente, ambiciosa e agressiva exagerada. Anseiam proteção, mas paradoxalmente não gostam de receber ajuda e sobrecarregam-se com todos os tipos de responsabilidade, reprimindo atitude dependente. (HISADA, 2011, p.50)

Como diz Hisada (2011) as doenças psicossomáticas não apresentam apenas um único sintoma, pode ser comum indivíduos com vários quadros de sintomas ao mesmo tempo.

Os transtornos eliminatórios associados a certas atitudes emocionais típicas no início da vida. O ato eliminatório vincula-se ás emoções de posse, a tendência de dar e reter. O excremento é associado ao conceito de propriedade, o que implica até na relação com o dinheiro. A movimentação dos intestinos é profundamente influenciada pelas emoções. (HISADA, 2011, p.51)

INTERVENÇÕES E TRATAMENTO

O primeiro passo a ser dado é consultar um médico para se submeter a exames oportunos e iniciar o tratamento adequado no caso de existir uma úlcera no estômago. Em nenhum caso deverá se automedicar, pois poderia agravar seriamente o seu estado de saúde, através de exames específico o médico poderá dar o diagnóstico tanto para a ulcera péptica ou gástrica. Os exames mais utilizados são exames de sangue e fezes, depois para um diagnóstico mais especifico utiliza-se da endoscopia.

Quando se trata da úlcera, vemos que ela é fruto de uma infeção causada pela bactéria Helicobacter pylori, o médico receitará um tratamento destinado a eliminar o micro-organismo através da ingestão de medicamentos antibióticos, e deverão ser administrados durante o tempo indicado pelo médico em cada caso. Em casos mais graves, como acontecer sangramentos, será necessária uma intervenção cirúrgica, também em casos e perfurações no estomago e suspeita de câncer. Mas se o paciente tiver uma úlcera que não seja causada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com