TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acupuntura E Doenças Psicossomáticas

Trabalho Universitário: Acupuntura E Doenças Psicossomáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  3.201 Palavras (13 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 13

Acupuntura e Doenças Psicossomáticas

Escrito por Lauro Pereira Pagani e Ana Maria Barbosa Pagani

A acupuntura é com certeza um dos mais antigos tratamentos para as doenças psicossomáticas.

Os textos antigos de acupuntura afirmam que se o psiquismo estiver em paz, equilibrado, o ser estará menos sujeito e até mesmo isento de doenças, mesmo as de origem externa, pois ele não contrairá doenças, mesmo contagiosas.

Sabemos que o fator psíquico desempenha um papel importante na vulnerabilidade das doenças, pois pela Medicina Tradicional Chinesa podemos adoecer quando respiramos mal, nos alimentamos mal, quando temos alguma falha em nossa energia ancestral, ou quando temos algum distúrbio de ordem emocional. Haverá dessa forma um desequilíbrio na circulação de energia dos meridianos, que posteriormente poderá se transformar no que chamamos doença.

A Medicina Tradicional Chinesa nos mostra cinco emoções principais: A raiva, o medo, a alegria ou euforia, a preocupação, e a tristeza. Cada emoção está ligada a um órgão. Por exemplo: A raiva em excesso irá após algum tempo lesar o meridiano do fígado, a alegria em excesso lesará o coração, o excesso de preocupação lesará o Baço-Pâncreas, a Tristeza prejudicará o pulmão e o medo lesará após um certo tempo os rins.

Pela Medicina Tradicional Chinesa sabemos que cada órgão possui uma alma vegetativa, que indica um principio psíquico muito abstrato, e é vegetativa por mostrar a relação com a fisiologia corporal, que lhe deu origem. Essa energia que é uma essência psíquica será elaborada pelo coração, e depois subirá para o cérebro através dos meridianos distintos.

Por exemplo, a alma vegetativa do fígado é o hum, assim um excesso de atividade do órgão fígado, produz um excesso de hum e leva a um comportamento colérico. Já uma insuficiência no fígado causa uma insuficiência na elaboração do hum e uma dificuldade de agir em seu meio, de agredir, ou de se defender e leva a timidez, à ansiedade, e à falta de confiança em si.

Os textos clássicos Chineses de Acupuntura lembram tanto essa relação que dizem: A alegria em excesso ou euforia, reduz o funcionamento da circulação de energia nos meridianos, a tristeza oprime o coração e prejudica o pulmão, o temor espolia a energia essencial ou ancestral, o excesso de preocupação pode prejudicar o baço-pâncreas, a cólera pode causar morte súbita por apoplexia e um medo muito grande pode enlouquecer uma pessoa ou lhe causar um acidente vascular cerebral.

Quando a Medicina tradicional Chinesa fala que os humores psíquicos são elaborados no coração, e enviados para o cérebro, quer dizer que esses humores são um conceito imaterial energético e psíquico, se dirigindo também para um coração energético, um centro organizador em contato direto com os meridianos.

Para resumir, a atividade psíquica não está separada da atividade orgânica e quando estamos cuidando do paciente o olhamos de uma forma integral, cuidando tanto dos problemas físicos e emocionais, no sentido de equilibrá-lo amplamente.

Para tanto a acupuntura possui pontos psíquicos específicos e pontos determinados para combater problemas como, Síndrome do pânico, depressão, fíbromialgia, estresse, e outros tantos distúrbios de fundo emocional com somatização no corpo físico.

Fisioterapeutas, Acupunturistas e Kirliangrafistas

As causas das doenças na Medicina Chinesa

Escrito por Dra. Cenira Braga Barros

As concepções ocidental e chinesa acerca das origens da doença são muito diferentes, sendo a harmonia o objetivo fundamental do misticismo, da filosofia, da cultura e da Medicina Tradicional Chinesa; harmonia essa que deve estar dentro do indivíduo, entre o indivíduo e a natureza, e entre o indivíduo e a sociedade.

O pensamento chinês vê a doença como a desarmonia; como um estado de desequilíbrio na interação entre o corpo e o meio ambiente. De modo que a Medicina Tradicional Chinesa tem como objetivo a percepção precisa dos padrões de desarmonia, assim como a classificação e o tratamento, a fim de restaurar harmonia em todos os sentidos para o indivíduo.

A Medicina Ocidental tende a ver a doença em termos da bioquímica e da microbiologia e não em termos da harmonia do indivíduo. Ela geralmente procura identificar uma única causa, de corrente linear de causa e efeito e trata esta única causa, ao invés de tratar o paciente como um todo.

Em contraste, a Medicina Tradicional Chinesa procura sintetizar o mais completamente possível um padrão de desarmonia, não procurando diferenciar intensamente a causa e o efeito, assim como, não procura as causas com tanta intensidade, mas sim os fatores de doença que estão relacionados com a origem ou com a precipitação da doença, buscando esses vários fatores que contribuem para as mudanças patológicas internas e externas de desarmonia, relacionando o corpo como sendo parte integral de um padrão global.

As causas da doença

Influências externas: Clima

Considera o clima como a mais importante fonte externa como gerador de fatores de doença, desde que esses fatores estejam em excesso, pois se houver um fluxo adequado de energia de defesa, circulando corretamente no organismo, não ocorrerá doença.

Esses fatores externos ambientais são: Vento, Frio, Calor, Umidade, Secura e Calor de Verão.

Se o paciente exibe os sinais, por exemplo, de sintomas de “invasão de vento e frio”, não interessa que ele esteja convencido de que não apanhou uma constipação, nem que o médico ocidental diagnostique uma infecção pela bactéria estreptococos. O diagnóstico de “invasão de vento e frio” continua a ser o mesmo, porque se trata de uma explicação tanto dos sintomas quanto da causa. Mesmo no caso de surgir uma causa de doença desconhecida dos antigos, como por exemplo, as doenças provocadas por radiações, ela é estudada e incorporada no tecido da medicina chinesa. Depois das explosões atômicas de Hiroshima e Nagasaki, a acupuntura e a moxabustão foram encaradas como tratamento eficaz de milhares de pessoas.

Influências internas: Emoções

Fatores internos, que surgem dentro do corpo referem-se às cinco emoções básicas: a1egria, raiva, preocupação, tristeza e medo.

Mas como as emoções podem causar doenças no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com