TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A depressão tem tratamento

Artigo: A depressão tem tratamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

A DEPRESSÃO TEM TRATAMENTO

• Causas

Devida à frequência de doenças depressivas, há ainda grandes dúvidas relativamente às origens e sintomas da depressão, pois infelizmente a doença muitas vezes é silenciada ou nem se quer é detectada.

A depressão é caracterizada por um desequilíbrio metabólico nervoso ao nível do cérebro, ou seja, os neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, e dopamina) estão desequilibrados.

Uma depressão poderá apresentar vários sintomas e afetar um nível de gravidade diferente. Um episódio depressivo é caracterizado por um estado de tristeza continuado que se prolonga durante um período superior a duas semanas. Onde ocorre a perda da alegria, concentração, motivação e interesse em geral. Além disso, podem ocorrer os sintomas físicos caracterizados como a perda do sono, apetite, e peso. Outros fatores relevantes podem-se destacar as relações interpessoais deste individuo com o meio, como das classes sociais baixas, desemprego, perda de entes da família ou um acontecimento traumático, podem também estar na sua origem.

O estudo deste tema proporcionou um conhecimento vasto das alterações morfológicas e do funcionamento do cérebro do doente deprimido. Portanto hoje se sabe que as principais moléculas perturbadoras no cérebro do depressivo são os neurotransmissores : Noradrenalina, Serotonina e Dopamina. Os neurotransmissores trabalham de forma comunicativa entre as principais células nervosas- os neurônios – e a falta destes neurotransmissores que originam o quadro da depressão.

A noradrenalina é o neurotransmissor libertado pelos nossos neurônios, responsável pelo humor, felicidade, prazer, entusiasmo, autoconfiança e o estado de alerta. Outro neurotransmissor é a Serotonina que interfere aos estados emocionais como a agressividade e impulsividade, podem influenciar também o comportamento sexual e dor.

Em uma pessoa normal não ocorre esta desarmonizarão entre estes, pois o individuo encontra-se na fase equilibrada, entre as Sinapses e suas despolarizações positivas (+) e negativas (-). Porém uma pessoa deprimida não tem a quantidade suficiente de noradrenalina e serotonina nas ligações entre os neurônios.

O tratamento enquanto que, em formas mais leves da doença, poderão ser atingidos muitos bons resultados só com psicoterapia, no tratamento de depressões mais graves terá de ser aplicada uma terapia medicamentosa com antidepressivos, que por sua vez é um tratamento e acompanhamento rigoroso aos doentes, gerando uma análise da necessidade de uma regulamentação temporária das benzodiazepinas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com