TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A funções metais superiores

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 4

Vanessa Munch- Direito - 1º Período – Psicologia Aplicada ao Direito

Texto base: As funções mentais superiores ( a Síndrome de Pirandello)

O embasamento da psicologia é a realidade psíquica, a partir dos conteúdos armazenados na mente do indivíduo. Realidade Psíquica é o elo dos comportamentos dos envolvidos nos conflitos relatados, funcionamento dos mecanismos mentais no registro e interpretação dos estímulos que impressionam o cérebro.

São consideradas funções mentais: linguagem, atenção, memória, sensação, percepção, emoção e pensamento.

  • Características das Sensações:

Na psicologia jurídica, algumas pessoas exploram sensações decorrentes de pequenas transformações fisiológicas em seus interlocutores. A emoção abala a sensação, e algumas pessoas ficam mais sensíveis a estímulos.

Existe o limiar superior, sob o qual sucedem danos nos mecanismos de recepção dos estímulos, habitualmente causando dor, o que gera um bloqueio de sensações.

Informação em excesso, o cérebro descarta, pois não consegue administrar todas elas. O estado emocional afeta limiares de sensação.

O álcool é outro fator que altera a interpretação dos efeitos de diversos estímulos. Mesmo que ele tenha consciência, sua reação será inadequada.  

  • Fatores que afetam a percepção:

Cada indivíduo porta-se de uma maneira distinta.

Captura visual: Em caso de conflitos entre a visão e outro sentido, a percepção visual prevalecerá.

Características particulares do estimulo: Intensidade, dimensões, mobilidade, cor, frequência, são fatores que contribuem para uma melhor percepção.

Experiências anteriores com estímulos iguais ou semelhantes: Quanto maior a prática, melhor o reconhecimento de detalhes.

Conhecimento dos indivíduos: Alguns indivíduos reconhecem com maior precisão características de outros.

Crenças e valores: Tornam-se interligados quando a percepção atua para confirmar a crença.

Emoções e expectativas envolvendo o estímulo ou as circunstâncias que o geral: Cada pessoa tem percepção diferente a determinados fenômenos. O estado emocional afeta profundamente a percepção, a fixação de conteúdos na memória e a posterior recuperação deles.

A situação em que a percepção acontece: O desenvolvimento físico e psicológico acentuado faz com que os jovens voltem suas atenções e percepções para novos estímulos, nas quais se concentram, dando menor atenção a outros. A percepção se aprende ao longo da vida,, mas a capacidade perceptiva, se não exercitada, pode regredir.

  • Atenção:

A atenção possibilita selecionar alguns estímulos que chegam ao nosso cérebro, por meio de células cerebrais especializadas que são denominadas detectores de padrão.

Tudo o que modifica a situação chama atenção. A falta de atenção é quando indivíduos deixam de prestar informações relevantes porque, simplesmente, não prestaram atenção necessária ao acontecimento. Contribuem para a falta de atenção: A pessoa simplesmente, não compreende o que acontece ou mecanismos inconscientes de defesa ou o individuo está profundamente concentrado em outra atividade e o organismo não responde a novos estímulos.

A atenção e a permanência da atenção dependem de dois conjuntos de fatores: Características do estímulo (intensidade, novidade, repetição) e fatores internos aos indivíduos (necessidades e objetivos).

A atenção e a memória são fortemente interligadas, a primeira prima pela inconstância e a segunda costuma protagonizar notáveis confusões, possuem uma confiabilidade discutível.

  • Memória:

A memória é desencadeada por sinais, informações recebidas pelos sentidos, que despertam a atenção. Se isso não acontecer, a informação não ativa a memória. Uma vez que se preste atenção e registre o estimulo, ocorre a possibilidade de recuperar informações, a memória possibilita reconhecer o estimulo.

  • Emoção:

É um complexo estado de sentimentos, com componentes somáticos, psíquicos e comportamentais, relacionados ao afeto e ao humor.

Tipo de emoção:

As inúmeras emoções que podem ser classificadas de diferentes maneiras:

- As emoções básicas são: Felicidade, surpresa, raiva, tristeza, medo e repugnância.

- As emoções sociais são as seguintes: Simpatia, compaixão, embaraço, vergonha, culpa, orgulho, ciúme, inveja, gratidão, admiração, espanto indignação e desprezo.

- Emoções de fundo - Estados corporais e mentais: Felicidade, tristeza, bem-estar, mal-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com