TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O teste de chama pode ser aplicado a todos os metais?

Seminário: O teste de chama pode ser aplicado a todos os metais?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  Seminário  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  6.420 Visualizações

Página 1 de 2

2- O teste de chama pode ser aplicado a todos os metais? Justifique.R: Sim, porém a identificação dos metais é limitada, devido suas característicasdiferenciadas. Existem metais, cuja identificação é facilmente visível como, por exemplo, aqueles necessitam de menos energia calorífica para mudarem de nível,o caso dos metais alcalinos que possuem um elétron livre. Mas o mesmo nãoocorre com os íons metálicos que não podem ser vistos a olho nu

O teste em chama fundamenta-se na idéia de que os sais, quando sujeitos a elevadas temperaturas, vêem os seus íons metálicos (os cátions) que os constituem passarem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emissão de radiações de cor característica,sob a forma de uma chama colorida. A cor da chama é característica de cada elemento e permite uma primeira identificação. No entanto, essa identificação só fica completa com a análise do espectro dessa chama, com um espectroscópio, comparando o espectro obtido com os espectros de referência.

O teste de chama é baseado no fato de quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.

Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certo elementos devido à cor características que eles emitem quando aquecidos numa chama. 2- pode ser aplicado a todos os metais, porém os resultados dos teste nos metais alcalinos e alcalinos terrosos são facilmente percebidos, pois, por terem um elétron livre, precisam de menos energia (calor) para mudarem de nível, logo a percepção é mais rápida e mais fácil de ser notada. Os metais que não possuem radiação de visibilidade a olho nu, poderão ser detectados através de métodos analíticos, como por exemplo, a espectrofotometria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com