TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTIDOTOS PARA O EGO

Dissertações: ANTIDOTOS PARA O EGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

ANTÍDOTOS PARA O EGO

Entende-se que Ego, é a experiência que o indivíduo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade. Mas como associar essa concepção de Ego sem deixar a humildade de lado? Jean Collin, autor do livro Good To Great, vai além, destaca uma passagem sobre o Antídoto para o Ego, onde ele diz:

Antídoto para o falso orgulho é a humildade. A verdadeira liderança- a essência daquilo que as pessoas desejam e querem desesperadamente seguir-implica certa humildade, uma humildade que seja adequada e que evoque a melhor reação nas pessoas.

Ele defende essa verdade porque se identifica com duas características para descrever grandes lideres: vontade e humildade, sendo a primeira, determinação para seguir com suas metas, e a segunda capacidade para compreender e respeitar no papel de líder. O autor relata que, quando tudo vai bem para esses lideres, autoconfiança é perceptível, acreditam fielmente que são bons no que fazem, mas quando não vai bem, acham uma maneira de responsabilizar outras pessoas. Geralmente essa cobrança é muito comum para um líder, se culpar, ou achar que poderia ter feito melhor, permitindo que as pessoas chegassem ao máximo do seu potencial. Por isso a importância da humildade para esse comportamento.

Analisando o seu trabalho, vimos que o texto enfatiza que a humildade tem de facto um papel importante no desempenho de funções de liderança. São as pessoas mais humildes as que estão dispostas a abdicar do seu bem-estar pessoal em função de um bem comum superior (a empresa ou organização). Muitas vezes, isto significa que o líder tem de se sacrificar e fazer um trabalho que excede largamente as suas capacidades para que os objectivos da empresa que representam sejam alcançados. O líder humilde subjuga-se à organização.

De onde vem seu Poder?

Não vem de sua posição e sim cujas vidas você toca. Ser uma pessoa melhor é estar atento aos problemas dos outros, fazer a diferença na vida das pessoas, pensar de forma que possa contribuir com o mundo. Ser uma pessoa melhor é evoluir a cada dia, fazer aos outros o que gostaria que fizessem para você. Ter a vontade de ser melhor já é o primeiro passo para ser uma pessoa melhor. Na história da humanidade encontramos vários casos de pessoas que decidiram ser melhores e chegaram lá. Excelência no trato com o próximo é ser uma pessoa melhor, vai depender inteiramente da nossa escolha.

Antidoto para o medo:

É o amor, o autor exemplifica a família como fator primordial para enfrentar os medos.

Todos nós possuímos medos em nosso interior. Alguns de nós sucumbimos e não os enfrentamos, outros resolvem encarar de frente. Uma coisa é fato, mais cedo ou mais tarde nós precisaremos olhar mais de perto aquilo que tanto tememos... Agora, de nada adianta decidir enfrentar sem discernimento algum, é preciso sabedoria para aprender a respeitar nossos desafios. Aprender a ouvir o que acontece ao seu redor, em especial, o que dizem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com