TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismo De Defesa Do Ego

Ensaios: Mecanismo De Defesa Do Ego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

Mecanismos de Defesa do EGO

São táticas usadas pelo ser humano se defender ou se proteger de situações provocam desconforto psíquico como: angústia, dor, sofrimento, desesperança, tristeza, etc.

1. Sublimação: é a transformação de uma energia contida num impulso (agressividade, sexualidade, etc) para objetivos socialmente úteis e aceitáveis. Ou seja, o desvio de nossas necessidades reprimidas através do investimento em atividades que supram tais necessidades, como produções artísticas, religiosas, intelectuais, etc. Ex.: Mulher que se torna enfermeira e sublima sua necessidade de ser mãe; o cirurgião que extravasa sua agressividade na mesa de operações.

2. Conversão: consiste na transformação de um sintoma psicológico em um sintoma físico. Quando um conflito é por demais doloroso para o ego, ele é convertido numa reação motora ou sensitiva neutralizando o conteúdo. Ex: dor de cabeça, distúrbios digestivos, alterações da pressão arterial, que ocorrem na véspera de um evento penoso.

3. Formação reativa: ocorre quando um indivíduo tem uma atitude ou hábito que é o oposto do desejo reprimido, adotando uma atitude que expressa o oposto do que está sentido. Ex: Uma mãe que toma atitudes de superproteção com o filho, do qual tem muita raiva porque atribui a ele muitas de suas dificuldades pessoais.

4. Projeção: atribuir aos outros nossos próprios desejos e impulsos, ou seja, projetar nos outros características e tendências indesejáveis em nós mesmos, por não conseguir suportá-las ou aceitá-las como nossas.

Este mecanismo pode nos defender da ansiedade e da angústia, mas provoca muitos problemas nas relações humanas. Ex.: Um menino está com seu avô no zoológico, em frente à jaula dos leões. Quando um deles dá um rugido, o menino diz para o avô: vamos logo vovô, que o senhor está com medo. Ou, é menos angustiante o aluno agredir o pai no professor, do que agredir o próprio pai.

5. Racionalização: é um mecanismo pelo qual a pessoa procura dar uma interpretação intelectual e racional, a fatos, idéias e atitudes que na verdade envolvem sentimentos e emoções provenientes do ID. É inventar uma justificativa lógica a fim de nos desculparmos pelas atitudes que praticamos. Assim, nossa inteligência apresenta razões socialmente aceitáveis para nossas ações que, na realidade, foram motivadas pelos impulsos do ID. Ex: Paciente que teve a perna amputada, dizia: “ Mas, que sorte! Imagine se fosse com meu irmão, que é atleta!”.

6. Regressão: a pessoa regride a formas de comportamento antigas, infantis, quando encontra dificuldade em enfrentar a realidade. Ex: um paciente internado onde o sentimento de estar doente faz com que volte a se comportar como criança, ficando numa posição frágil, exageradamente dependente, aguardando a presença do médico como, em outras épocas aguardava a presença da mãe.

7. Negação: é um dos mais simples e primitivos mecanismos de defesa. Consiste na tentativa de fugir de algo considerado perigoso ou desagradável,

simplesmente negando a existência daquilo que nos ameaça.. Ex: mãe de adolescente que sofreu grave acidente de carro e que veio a falecer. Embora informada de tudo pelos médicos, afirmava aos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com