TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APARATOS E PROCEDIMENTOS

Por:   •  1/10/2015  •  Monografia  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP - Universidade Paulista

               CPA – Centro de Psicologia Aplicada – Unidade Tatuapé

ÁREA: PSICODIAGNÓSTICO

Nome do cliente: D.N

Prontuário:

2577

Sexo:

Masculino

Idade: 08 anos

Filiação

Pai:

Moacir Yamassone

Fone:

2093-8356

Cel: 98553-6338

Mãe:

Viviane Nunes

Supervisora: Elizabeth Cardoso

Estagiário:

Andressa Rodrigues S. Souza

Ra: B19DAE-0

Data: 07/04/2015

Sessão:

01

QUEIXA

A criança foi encaminhada pela escola, porque não faz as lições que a professora solicita e não presta atenção nas aulas.

RELATÓRIO

A primeira entrevista foi realizada somente com o pai do D.N pelo fato da mãe tê-los abandonado, o pai nos trouxe a queixa de que D.N está com dificuldades na escola, e o mesmo foi encaminhado pela instituição educacional.

Pedimos para que o pai de D.N nos contasse um pouco do dia-a-dia da criança, então o mesmo nos relatou que a criança mora com a tia, uma irmã de 5 anos e com o pai; D.N acorda por volta das 05:30h da manhã, por conta da perua escolar passar as 06:10 para leva-lo até a escola, más D.N entra as 07:00h na escola.

D.N faz todas as suas refeições na escola por estudar no período integral, o seu horário de saída é as 16:30h, quando chega em casa assiste TV, DVD ou escuta música, só faz atividades escolares quando a professora solicita atividades para casa, fato que é muito difícil por conta da criança estudar em período integral, D.N dorme por volta das 21:00h, (dorme sozinho, sem o pai precisar mandar), pelo fato de acordar as 05:30h durante a semana para ir à escola. A criança e o pai frequentam cultos religiosos durante a semana.

Aos finais de semana o pai não costuma leva-los para sair por conta das condições financeiras, então as vezes brinca de futebol com D.N.

O pai de D.N relata um pouco do contexto educacional, que já ocorreram reclamações da escola pelo fato de D.N dormir em período de aula; o pai diz que ajuda a criança a realizar as tarefas escolares, D.N não apresenta nenhuma dificuldade especifica quanto aos conteúdos escolares, ele faz um pouquinho de todas as matérias, porém o seu problema é realmente a preguiça.

IMPRESSÕES PESSOAIS

Acredito que o levantamento de hipóteses deve ser feito mediante este relato, o pai apresentou um comportamento em que notava-se uma grande importância com o filho, nota-se que existe uma interação entre eles, porém o mesmo foi objetivo ao falar sobre o motivo pelo qual estava presente, e apresentava uma fala acelerada, que me faz acreditar em um fator de ansiedade.

A criança acorda em um horário inapropriado, ficando sonolenta durante o dia, fica na perua escolar por volta de 50 minutos e isso pode ser um dos motivos para gerar cansaço, improdutividade, e fadiga no mesmo.

Acredito que falta estimulação deste pai para com o filho, no que se diz respeito as atividades escolares, uma participação mais ativa e estimuladora. Quanto ao nosso papel de profissional de psicologia, acredito que deve se perceber quais as potencialidades e as dificuldades desta criança para trabalha-las, o que ela tem mais facilidade para desempenhar no contexto educacional e o que ela não tem qual seu nível de atenção para tais atividades em seu contexto educacional, familiar e social, se todas são realizadas da mesma forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com