TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS PSICOLÓGICAS E A EDUCAÇÃO

Artigos Científicos: AS TEORIAS PSICOLÓGICAS E A EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 4

A grande expectativa dos professores sobre a psicologia é buscar uma resposta para as diversas situações que são vividas com os alunos em sala de aula, entender o porquê de alguns conflitos que dificultam essa relação que deve favorecer a aprendizagem, o que acaba por não ocorrer.

Pensando primeiramente na escola behaviorista (Capítulo 1), todo o trabalho está voltado para um ensino tecnicista onde o professor direciona o aluno para a aprendizagem buscando modelar seu comportamento através de estímulos reforçadores ou punições. Traz alguns benefícios quando pensamos em termos de planejamento, objetivos a serem atingidos e a programação do processo de aprendizagem, porque segundo os pressupostos dessa teoria deve ser muito claro e organizado.

A relação professor-aluno porém, pode tornar-se fria, distante, o professor numa atitude ativa e o aluno passivo, recebendo os direcionamentos, os conteúdos, sem questionar se é comum uma atitude autoritária do professor.

A Gestalt já enfoca bem mais o aspecto da relação no tocante à percepção, os sentimentos que surgem no processo ensino-aprendizagem. Só o fato de considerar que podemos ter percepções diferentes de uma determinada situação, já muda a relação professor-aluno, do autoritarismo que o behaviorismo pressupõe para uma relação de maior igualdade, proximidade, descoberta de possibilidades, soluções, conhecimentos juntos, professor e aluno lado a lado.

Auxiliar o aluno a buscar a boa forma, o significado, a compreensão de um conceito, conteúdo, requer do professor uma postura diferenciada de instigar o aluno a questionar, se perceber, descobrir como aprender melhor, como desenvolver um raciocínio para resolver problemas. E uma postura importante do professor, segundo essa teoria, é trabalhar o conteúdo de forma integrada e nunca fragmentada, por partes específicas. A proposta é sempre partir do todo para compreender o sentido do tema do conteúdo e a compreensão das partes virão sempre relacionadas a sua função no todo.

Dessa forma, é importante pensar quais os benefícios que a teoria da Gestalt pode trazer para o processo ensino-aprendizagem e principalmente qual seria a relação professor-aluno proveniente desta forma de trabalhar.

A psicanálise é uma teoria que traz alguns pressupostos importantes para o conhecimento do professor acerca de si mesmo e do outro, para facilitar a compreensão de determinados conflitos decorrentes da relação professor-aluno no cotidiano escolar.

Um aluno que ultrapassa todas as regras de convivência dentro da escola, quer fazer somente o que gosta, o que lhe dá prazer, não se constrange com suas atitudes desrespeitosas aos professores e colegas; é um aluno cujo funcionamento psíquico busca somente a satisfação do seu prazer, nesse caso sua estrutura egóica (do EGO) não está conseguindo intermediar completamente os desejos do ID ou o SUPEREGO não se desenvolveu de forma adequada a possibilitar a consciência moral em relação a suas atitudes.

Quando o professor entende um pouco dos processos psíquicos que se passam com os alunos, fica mais fácil ajudar esses alunos e ter um relacionamento melhor com eles, porque o professor pode compreender as atitudes do aluno e agir para que ele perceba o que está fazendo sem bater de frente com este.

O aluno não tem consciência do que ocorre, e se o professor não percebe o que está acontecendo, leva para a questão pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com