TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES ASSSTIDAS POR ANIMAIS

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

                                                              [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: IJUI

CURSO: GEOGRAFIA - LICENCIATURA

DISCPLINAS NORTEADORAS – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.

LUCIMARA REGINA FERRAZZA

RA: 1600348712

ATIVIDADES ASSISTIDAS POR ANIMAIS

 

NOME DO TUTOR: GLAUCINEI DUTRA GALVÃO

CATUIPE / RS

2015

INTRODUÇÃO

A TAA (Terapia assistida por animais) é uma prática que usa o animal (cachorro, gato, cavalo, peixe) como parte principal de um tratamento que busca promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva de seres humanos, e é usada em hospitais, asilos, lares de crianças, e até nas escolas como meio de socialização e para melhorar a auto-estima de crianças com problemas de saúde ou afetivos.

A prática tem muitos efeitos benéficos, mas deve ser projetada e realizada por profissionais que saibam adequar exercícios e providenciar medidas que evitem a exposição doa pacientes a riscos desnecessários. Deve-se avaliar o temperamento do animal, reconhecendo se ele e o paciente têm empatia, para que os resultados sejam satisfatórios.

Na educação, um projeto com esta  terapia auxilia o trabalho com crianças e adolescentes, atraindo-os para a escola, tratando problemas de linguagem, de percepção corporal, e a controlar a ansiedade de crianças hiperativas ou depressivas.

As relações familiares são cada vez mais restritas, com ausência de vida comunitária, surgindo, assim, indicadores de mal-estar como stress, ansiedade, falta de segurança e de relações interpessoais de qualidade, o que origina várias patologias.

O animal vem, então, servir de companhia, estímulo e motivação, melhorando a auto-estima e a interação social, ensinando como devemos agir em nossos próprios relacionamentos, como tentarei mostrar na proposta do projeto a ser realizado, sugerido neste Desafio Profissional.


A Zooterapia ou TAA (Terapia Assistida por Animais) ou AAA (Atividade Assistida por Animais) é considerada um poderoso “remédio” coadjuvante em tratamentos diversos. Seu uso tem por objetivo auxiliar a recuperação de seres humanos com os mais variados problemas de saúde, como hipertensão, estresse, depressão, câncer, ou problemas sociais: timidez, dificuldade de se socializar e interagir  com os outros, preguiça, entre outros.[pic 2]

Especialmente com crianças e adolescentes com necessidades especiais, ou outros problemas, a Zooterapia é muito eficaz porque eles se relacionam com os animais como se estes fossem seus semelhantes, sem arrogância, com carinho e inocência.

Os animais têm sido usados como facilitadores profissionais nas áreas  de:

  • Terapia ocupacional,
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia,
  • Psiquiatria
  • Psicologia
  • Veterinária
  • Pedagogia.

No Brasil, a partir de 1955, foi iniciado o processo com cães e gatos , sendo a pioneira a Drª Nilse da Silveira, emergindo, assim, relevantes pesquisas nos anos 80 que provaram o enorme benefício que a interação com os animais proporciona a saúde humana.

Crianças  com traumas severos na infância têm dificuldade na formação de vínculos com outras pessoas, e através do cão, por exemplo, se tornam confiantes, aprimoram relações, exercitam a socialização, recuperam a paz e a auto-estima. Cães, gatos, cavalos, peixes, aves e répteis criam um ambiente enriquecedor, motivando as crianças a pensar e aprender, estimulando atividades motoras e psicológicas, auxiliando estágios de desenvolvimentos. Impulsionando seus potenciais e minimizando deficiências, estimulando a interação social com momentos de descobertas em que recebe estímulos táteis, visuais, auditivos e vestibulares.Além  disso esta prática melhora o sistema imunológico, ajudando o corpo a produzir anticorpos e aliviando a dor.

[pic 3]

Abaixo, breve pesquisa que realizei nas redes sociais sobre o uso da Zooterapia nos processos educativos e de restabelecimento da saúde, procurando constatar a eficácia da Terapia Assistida por Animais nestes processos.

Praticamente não se verifica riscos se o animal for escolhido por alguém habilitado e deve ser bem cuidado, higienizado, vacinado, saudável, dócil e disposto a colaborar com as práticas infantis, sempre com a supervisão de um adulto.

Deve-se ter o cuidado para que o animal não seja maltratado e que interaja com as crianças por conta própria.

 

noticias.uol.com.br/.../golfinhos-adestrados-melhoram-a-vida-de-crianca...

 

Objetivos da TAA

A   terapia com golfinhos é destinada a pessoas com Síndrome de Down,

 

 

 

autismo,   paralisia cerebral,

depressão,  entre outras, tem efeito

 

 

 

Terapêutico que não visa a cura

, mas a redução dos impactos diários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários dos

Os internautas perguntam onde se encontra a Terapia Assistida por

 

internautas

Golfinhos  em seus países, Estados e cidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Benefícios da TAA

Melhora  da qualidade de vida, estimula e favorece atividades

 

 

 

 

de movimentação e linguagem, além de proporcionar mo-

 

 

 

 

Mentos  de diversão.

 

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com