TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Artigo: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Primeiro texto

Logoterapia - A definição de logoterapia, segundo Viktor Frankl, vem do seu próprio nome. Logos significa em grego "sentido". Portanto logoterapia significa "cuidar do sentido". Sentido como significado, meta ou finalidade, sendo esta a principal força motivadora no ser humano. Assim, a logoterapia se baseia no confronto do paciente com o sentido de sua vida e o reorienta para o mesmo.

Nossas projeções das dimensões biológicas, psicológicas e sociais se expressam em uma dimensão espiritual que se totaliza na nossa existência. Essa dimensão, na logoterapia, também é chamada de "noética". É somente nessa dimensão que o indivíduo pode sair de suas condicionalidades e visualizar o seu sentido.

Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experienciar e tomar consciência. Um alto grau da congruência significa que a comunicação (o que se está expressando), a experiência (o que está ocorrendo em nosso campo) e a tomada de consciência (o que se está percebendo) são todas semelhantes. Nossas observações e as de um observador externo seriam consistentes.

A cura pela fala

Qualitativa fenomelogica -A pesquisa é assim, a atividade básica da ciência na sua construção da realidade. A pesquisa qualitativa, no entanto, trata-se de uma atividade da ciência, que visa a construção da realidade.

Ao ler o artigo "A atitude e boa vontade e a abordagem centrada na pessoa", pude perceber a importância do psicólogo na mediação entre paciente e situação de conflito, a ABV é uma ferramenta de uso na pscoterapia pelos fatores:

a- quando um indivíduo auxilia o outro em uma atitude de boa vontade o sentimento de gratidão que invade seu ser gera outros sentimentos bons, auxiliando no momento a sensações positivas que geram boas expectativas futuras .

b- o psicólogo pode usar essa ferramenta como um grande parceiro na "cura" pela fala, ajudando o paciente a desenvolver este sentimento e tornando-o duradouro e/ou permanente em sua vida.

c- apoia o paciente na busca de autoconhecimento, com as emoções equilibradas consegue obter decisões equilibradas com consequências positivas.

Devido a essa diferença de ênfase, alguns aspectos ficam mais bem ressaltados em uma descrição do que na outra. Descrevendo pelo viés da BV ressaltamos a espontaneidade e os sentimentos positivos. Descrevendo pelo viés da ACP ressaltamos o respeito acreditante no outro, a tolerância para com incertezas, a humildade de quem não possui todas as respostas e, no entanto, confia.

Na formação para ACP é, pois, de importância básica que se contemple as motivações do agir, as qualidades do querer, e que, enfim, se trabalhe a bondade da vontade.

Maslow

A desnutrição energético-protéica (DEP), é a principal alteração do estado nutricional, porque se trata de um dos principais problemas de saúde em países em desenvolvimento (Iyengar et al., 2000). Estima-se que atualmente deve haver aproximadamente oitocentos milhões de desnutridos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com