TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FPSICOLOGIA

Exames: ATPS FPSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Jean Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Ao longo de sua carreira em psicologia infantil, identificou quatro estágios de desenvolvimento mental, chamado de "esquema". Ele também desenvolveu novos campos de estudo científico, incluindo a teoria cognitiva e psicologia do desenvolvimento. Piaget recebeu o Prêmio Erasmus em 1972, o Prêmio Balzan, em 1978. Ele morreu em 16 de setembro de 1980, em Genebra, Suíça.

Breve Biografia:

O biólogo e psicólogo Jean Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Ele foi o primeiro filho de seus pais. A mãe de Piaget, Rebecca Jackson, atribuiu seu interesse precoce intenso nas ciências às suas próprias tendências neuróticas. No entanto, o pai de Piaget, um professor de literatura medieval chamado Arthur, modelado a dedicação apaixonada de seus estudos, uma característica que Jean Piaget começou a imitar a partir de uma idade precoce. Com apenas 10 anos de idade, o fascínio de Piaget com moluscos o levou para o museu local de História Natural, onde ele olhou para espécimes por horas a fio. Quando ele tinha 11 anos e freqüentando Neuchâtel Latina da High School, Piaget escreveu um artigo científico curto no pardal albino. Até o momento ele era um adolescente, seus trabalhos sobre moluscos estavam sendo amplamente divulgado. Leitores de Piaget não estavam cientes de sua idade e considerou-o um especialista sobre o tema.

Após o colegial, Piaget passou a estudar zoologia na Universidade de Neuchâtel, recebendo seu Ph.D. nas ciências naturais em 1918. Em 1918, Piaget passou um semestre estudando psicologia sob Carl Jung e Paul Eugen Bleuler na Universidade de Zurique, onde Piaget desenvolveu um profundo interesse na psicanálise. Ao longo do próximo ano, ele estudou psicologia anormal na Sorbonne, em Paris.

Estudos Psicológicos:

Em 1920, trabalhando em colaboração com Théodore Simon no Laboratório de Alfred Binet, em Paris, Piaget avaliou os resultados de testes de raciocínio padronizados que Simon havia projetado. Os testes foram feitos para medir a inteligência da criança e desenhar conexões entre a idade da criança e a natureza de seus erros. Piaget levantou novas questões sobre a maneira que as crianças aprendem. Piaget decidiu , finalmente, que o teste era muito rígido. Em uma versão revista, ele permitiu que as crianças explicassem a lógica de suas respostas " incorretas ". Ao ler as explicações das crianças , ele percebeu que o poder de raciocínio das crianças não era falho, afinal. Em áreas onde as crianças não tinham experiência de vida como ponto de referência, eles logicamente usado sua imaginação para compensar, ele concluiu , adicionalmente, que o conhecimento factual não deve ser equiparado com a inteligência ou compreensão.

Ao longo de sua carreira de seis décadas em psicologia infantil , Piaget também identificou quatro estágios de desenvolvimento mental, chamado esquema . O primeiro é o " estágio sensório-motor ", que envolve a aprendizagem através de ações motoras, e ocorre quando as crianças tem entre 0-2 anos de idade. Durante a " fase de pré-operação ", crianças com idade entre 3-7 desenvolvem a inteligência, usando sua intuição natural. Durante o "estágio operacional concreto", crianças entre 8-11

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com