TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TDAH

Pesquisas Acadêmicas: ATPS TDAH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  3.618 Palavras (15 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

PSICOLOGIA

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I

Gabriela Cleminche dos Santos – 8497223252

Letticia Boschi Mota – 9902001191

Luciane Manfrim Batista do Carmo – 8411153364

Thais Rosa de Souza – 8062803171

ATPS – Atenção e Consciência-TDAH

Profª Mª. Sonia Maria Pessoto dos Santos

JUNDIAÍ

2014

Gabriela Cleminche dos Santos – 8497223252

Letticia Boschi Mota – 9902001191

Luciane Manfrim Batista do Carmo – 8411153364

Thais Rosa de Souza – 8062803171

ATPS – Atenção e Consciência-TDAH

Atividade Complementar apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina de Processos Psicológicos Básicos I.

Prof.ª M.ª Sonia Maria Pessoto dos Santos

JUNDIAÍ

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2. RESUMO DO FILME: O SOM DO CORAÇÃO..................................................5

3. RESUMO TEXTO: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E

DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA: NOVO

ATENDIMENTO PARA O TDAH...........................................................................7

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................9

REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

ANEXOS..................................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho esta o resultado do estudo que fizemos sobre Atenção e Cosnciência- TDAH, como nos foi proposto na atps- etapa 2. Depois de assistirmos ao filme O som do coração e ler o texto: Psicologia Histórico-Cultural e Desenvolvimento da Atenção Voluntária: Novo Atendimento para o TDAH, fizemos uma correlação entre os dois acrescentando os pontos de nossa discussão sobre o TDAH.

4

2. RESUMO DO FILME: O SOM DO CORAÇÃO

O filme começa mostrando a rotina de um menino de onze anos morando em um orfanato e apontando algumas características especiais, que por estas, era incomodado pelos demais orfãos.

Em uma das conversas ou entrevista com o assistente, disse que não tinha vontade de ser adotado pois de alguma forma, sabia que encontraria seus verdadeiros pais. Despertando algum sentimento nesse assistente, conseguiu que lhe desse anotado seu nome e telefone.

Saindo do orfanato, consegue carona com um caminhoneiro que o leva até a cidade mais próxima, e combinam que ele esperaria o assistente chegar. Tamanho foi encanto, fascínio por tantos sons diferentes, que saiu daquele lugar como se tivesse embarcando ao som de tudo. Depara com um “mundo” que para muitos ou quase todos, encaram como barulhento, já para ele, juntando um som a outro, parecia estar imergido em uma grande sinfonia. Tanto, que não se preocupa ao menos com o que comeria.

Não distante dali, sua mãe, uma clássica musicista, dividia um apartamento com uma amiga que insistia para ela voltar a fazer aquilo que um dia tinha sido a sua vida, a fazer parte de uma grande orquestra. Ela, relutava por não voltar, pois sentia ter colocado fim em seu talento ao ser separada de um breve mas intenso relacionamento, pois se vê obrigada por seu pai, um homem rico e severo.

Esse rapaz, demonstra o mesmo sentimento por ela, pois tenta, esforça para dar continuidade à sua vida, o qual era vocalista de uma banda famosa e meio familiar. Busca um outro estilo de vida, mas a música o chama. Resolve deixar tudo e voltar novamente ao que fazia antes, inclusive ir em busca do seu grande amor. Como se tudo tivesse acontecendo ao mesmo tempo, esse menino é atraído por uma música tocada por outro garoto. E, como se já amigos, leva-o para o lugar onde vivia com muitos outros jovens na mesma situação, onde um senhor, apresentado como pai de todos, descobre seu dom pela música, como se tivesse descoberto uma mina de ouro. Demonstrando a percepção de uma pessoa experiente, foge e acaba encontrando uma nova amizade dentro de uma igreja. Esta, pela primeira vez lhe apresenta um piano, notas e figuras musicais. Foi como água brotando de uma mina, debruçado ora sobre o piano, ora sobre os papéis, mas com quase nada de instrução recebida por essa nova amiga, compôs sua primeira sinfonia. Deparando com tamanha surpresa, o pastor dessa igreja o encaminha para a mais conceituada escola de música.

5

Sua mãe, vivendo apenas pelo sentimento, que mesmo achando que não poderia ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com