TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUALIDADES EM PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL CONTRIBUIÇÕES PARA PSICOLOGIA

Por:   •  7/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

ATUALIDADES EM PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL

CONTRIBUIÇÕES PARA PSICOLOGIA

Este trabalho consiste em um conceito teórico que aponta para ás possíveis contribuições da filosofia que foi desenvolvida por Martin Heidegger para a psicologia existencial.

Heidegger elaborou pensamento com importantes consequências para a compreensão do ser humano. Em sua observação do homem como (Dasein) “termos de Heidegger para designar o modo especificamente humano de ser, que pode ser traduzido como Ser-ai, em que se caracteriza essencialmente para compreender o ser e o poder, portanto questioná-lo”. “O “ai” da expressão Ser-ai se refere ao modo de ser que, sendo, revelado descobre o ser dos demais entes”, este mesmo implica em uma mudança do paradigma que se pode pretender superar a relação do objeto que se instalou na civilização ocidental, ou seja, metafisica. Pretendem nos mostrar brevemente alguns elementos da compreensão antropológica de Heidegger, e juntamente com isto, apresentar elementos das tentativas de uma aproximação feitas também por Boss e Binswanger na psicologia existencial, e sempre apontando para os grandes desafios que pode se apresentar na tarefa de como compreender o ser humano.

 Heidegger (1889-1976) está entre os mais importantes pensadores do século XX e, em função disso, muito outro autor em diversas áreas buscaram e continuam buscando nele uma nova perspectiva para suas colocações dos nossos problemas, do conhecimento, da ciência e da técnica.

Podemos dizer praticamente que em vários campos das ciências humanas temos nos empenhado para uma aproximação com Heidegger, tanto na teologia, como na psicologia, sociologia, educação e ecologia. Tudo isto pode se justificar como o fato de que os modelos científicos que nos orienta em nossas pesquisas moderna e contemporânea tem se mostrado muito incapaz de lidarmos com algumas questões que são imprescindíveis para nós seres humanos, e, além do mais, suas questões e também respostas que não satisfazem as exigências da própria realidade que é constantemente se nega aos conceitos, técnicas, e algumas limitações de método. Em todas as áreas há transbordamentos que o modelo não consegue enquadrar e tão pouco dissolver, nesta sequência continuamos à apresentação dos pensamentos de Heidegger, conforme e abordado no ponto de vista psicológico, nas questões epistemológicas, clinica e do entendimento de fenômenos psicológicos. É muito importante que se destaque que, filosoficamente, a obra de Heidegger é muito mais ampla e tem grandes implicações muito maiores para a questão do conhecimento do que a parcela que veio influenciar a psicologia. O modo da leitura psicológica da filosofia de Heidegger muitas vezes e sempre quase por toda a parte reina a ideia do que o pensamento se guia pelo modelo da representação e o calculo puramente lógico e absolutamente livre de qualquer disposição (humor). Mas também a frieza do calculo, e também a sobriedade prosaica da planificação são sinais de um tipo de disposição. Heidegger ele escreve que mesmo a razão supostamente livre das “Paixões” estará pré-disposto para confiança em uma evidência lógico-matemática de seus princípios. A contribuição de Heidegger na clinica/psicoterapia em uma via de regra que é utilizado na “psicologia fenomenológica, psicologia existencial e, em menor escala, “hermenêutica, palavra grega (hermeneuein) que significa expressar, explicar, traduzir ou interpretar, hermenéia é interpretação e assim sucessivamente, muitas vezes interpretação de uma mensagem sagrada”. Heidegger, em Ser e Tempo (1927) esboçou uma interpretação do ser humano, o ser que, em si mesmo, compreende e interpreta sob a influência.

A Hermenêutica se tornou um tema central na filosofia. Há uma abordagem clinica/psicoterapêutica que foi desenvolvido diretamente da filosofia de Heidegger e com alguma colaboração do próprio filosofo a “Daseinsanalyse” é abordagem fenomenológica existencial, e também chamada por “Analise Existencial”. O pensamento de Heidegger possibilita uma maior transparência do problema em questão, e a partir de um paradigma diferente, muito mais abrangente e também originário, é possível avaliar as possibilidades de qualquer ciência ôntica. Uma ciência ôntica é aquela que se ocupa diretamente de área delimitada de objetos (as diversas ciências como conhecemos) enquanto a investigação ontológica se refere às condições de possibilidade dos objetos, que é onde o trabalho filosófico de Heidegger se move e dai que ele se presta para possível dialogo, respeitados os níveis em que os envolvidos se movem.

Heidegger propõe uma superação em relação da objetificação e também  reducionista para poder alcançar as coisas em si mesmas, a partir de si mesmas, através do método fenomenológico e da facticidade, o que da à fenomenologia um cunho hermenêutico, Heidegger então sugere alternativa, não substitutivas mas que operam em outro horizonte, que merecem um estudo dedicado e sistemático. O próprio Heidegger manifesta a Boss o desejo de que seu pensamento pudesse ultrapassar as fronteiras das salas dos filósofos e contribuir com as pessoas necessitadas de ajuda. Além do mais ele entende que “a analítica existencial do Dasein está antes de toda psicologia, de toda antropologia e, a fortiori, de toda a biologia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com