TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA HUMANISTA A HISTÓRIA DE UM DILEMA EPISTEMOLÓGICO TEORIA EXISTÊNCIAL HUMANISTA II

Dissertações: PSICOLOGIA HUMANISTA A HISTÓRIA DE UM DILEMA EPISTEMOLÓGICO TEORIA EXISTÊNCIAL HUMANISTA II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  3.080 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA- LEME

CURSO DE PSICOLOGIA

Amanda Pinarelli – RA 1155368657

Erica Gonçalves de Lemos Marques – RA 1183399300

Frederico Fernando Naguel – RA 1153363642

Jurema tussi cunha RA: 1188423708

Patrícia moraes – RA 2583475032

Rita de Cássia Fernandes Candido da Silva :RA. 1191431085

Yara Liz Abitante – RA 1136321408

ATPS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ETAPA 2

PSICOLOGIA HUMANISTA: A HISTÓRIA DE UM DILEMA EPISTEMOLÓGICO

TEORIA EXISTÊNCIAL HUMANISTA II

PROF. JOEL

LEME

2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA- LEME

CURSO DE PSICOLOGIA

Amanda Pinarelli – RA 1155368657

Erica Gonçalves de Lemos Marques – RA 1183399300

Frederico Fernando Naguel – RA 1153363642

Jurema tussi cunha RA: 1188423708

Patrícia moraes – RA 2583475032

Rita de Cássia Fernandes Candido da Silva :RA. 1191431085

Yara Liz Abitante – RA 1136321408

ATPS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ETAPA 2

PSICOLOGIA HUMANISTA: A HISTÓRIA DE UM DILEMA EPISTEMOLÓGICO

TEORIA EXISTÊNCIAL HUMANISTA II

PROF. JOEL

Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera - Leme, como parte integrante da avaliação na disciplina de Teoria Existencial Humanista II ao professor Joel sobre a Psicologia Humanista: A História de um Dilema Epistemológico.

LEME

2013 

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 4

HISTÓRIA 5

CRITICA AO BEHAVORISMO E A PSICANALISE 6

ANEXOS 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma atividade em grupo realisada pelos alunos do 5º semestre do curso de psicologia como parte integrante da avaliação da disciplina de Teoria Existencial Humanista II ministrada pelo professor Joel no 1º semestre de 2013.

Tendo como base o texto Psicologia Humanista: a história de um dilema epistemológico de autoria de Gustavo Arja Castañon da Universidade Estácio de Sá deveremos formalizar as ideias e construir um relatório contendo uma síntese das mesmas, como consta na etapa 2 (dois) da ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas que se encontra no anexo desse trabalho.

A principal questão exposta no texto é a incompatibilidade entre a visão de homem proposta pela psicologia humanista e as divergências entre essa visão e as normas impostas pelo método científico.

O texto também expõe dificuldades, tais como, ter uma visão de homem, ter uma definição de psicologia humanista e ter métodos de pesquisas que sejam universalmente aceitas entre seus pesquisadores, mostrando que entre eles há muitas divergências.

Pretendemos mostras as origens, os questionamentos, os problemas, as diferenças, e as oposições da psicologia humanista entre ela e a ciência, entre ela e outras abordagens, entre ela e seus próprios membros, sua história e seu futuro ainda sem definição.

HISTÓRIA

Surgindo no pós-guerra, nos estados unidos, no ambiente acadêmico, a psicologia humanista, considerada como terceira força, vem opor-se a visão desumanizadora e determinista do ser humano defendida pelo behavorismo e pela psicanálise, suas das principais correntes da psicologia..

A terceira forma foi auto-denominada pelos próprios humanistas é difícil indicar um fundador dessa corrente psicológica mas seu principal autor com certeza era Abraham Maslow. Embora reconhecido como um talentoso psicólogo experimental era marginalizado pelos seus colegas devido aos seus métodos não convencionais.

O behavorismo era uma força já estabelecida no campo da psicologia e Maslow começou uma campanha contra esse movimento, enviando cartas, fazendo reuniões, criando, junto como seus pares, um jornal conhecido como JHP – Journal os Humanistic Psycology e até uma associação conhecida como AAHP – Association for Humanistic Psycology.

O movimento humanista tem sua origem nos estados unidos não sendo uma importação do existencialismo europeu embora tenha se apropriado de várias ideias de pensadores do existencialismo após ter contato com suas ideias e conceitos. E rejeitado outras ideias, tais como o niilismo de Nietzche e principalmente ideias de Sartre, tais como a existência precede a essência, alegando que existe uma essência humana e esta é de base biológica.

Os principais autores não queriam abrir mão do método experimental mas sua visão de homem dotado de liberdade, pró-ativo e criativo é incompatível com a ciência moderna, impossível de ser estudado segundo os métodos científicos, essa incompatibilidade gerou um problema, deveriam mudar a concepção de homem para se adequar ao método cientifico ou deveriam mudar a ciências para se adequar a essa visão de homem, esse dilema acompanhará os psicólogos humanistas nos próximos 50 anos.

CRITICA AO BEHAVORISMO E A PSICANALISE

Os psicólogos humanistas se opunham a visão e homem e aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com