TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PSICOLOGO JURIDICO

Pesquisas Acadêmicas: ATUAÇÃO DO PSICOLOGO JURIDICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO.

ATIVIDADE ESTRUTURADA – EXEMPLO REAL DA ATUAÇÃO DO PSICOLOGO JURIDICO.

ANÁLISE DO CASO SUZANE VON RICHTHOFEN.

Em resumo;

Em 31 de outubro de 2002, ocorreu o caso que chocou todo o país onde a jovem Suzane Von Richthofen planejou a execução dos próprios pais Manfred Richthofen e Marísia Richthofen com o auxílio de seu namorado Daniel Cravinhos e o irmão do mesmo Cristian Cravinhos.

Os três foram de acordo com a justiça, condenados culpados. Suzane e Daniel a pena de 39 anos e seis meses de prisão e Cristian a 38 anos e seis meses.

A justiça negou ao revisão das penas.

Vejamos a seguir a atuação do Psiquiatra Guido Palompa mediante ao pedido de liberação do regime semi aberto por parte da defesa de Suzane, onde foi solicitado para que fosse anexado ao pedido de progressão um exame criminológico.

`` laudo criminológico acabou anexado ao pedido de progressão de regime e foi encaminhado ao Fórum de Taubaté, no interior do estado. Lá, a juiza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da 1ª Vara das Execuções criminais irá analisá-los. ``De acordo com a apuração do G1, o exame criminológico mostrou que Suzane não se arrependeu totalmente do crime que cometeu, nem tem planos para o futuro ou sequer fez curso profissionalizante na cadeia. O documento é assinado pelo psiquiatra forense Guido Palomba.``.. O exame encomendado pela Justiça de São Paulo concluiu neste mês que Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por mandar matar os pais em 2002 na capital, ainda não está apta a progredir do regime fechado para o semiaberto``...

Fonte de pesquisa: SITE G1, DATADO 23/04/2014

Podemos observar a partir da elaboração do estudo acima, que a atuação do psiquiatra no caso foi indispensável para a conclusão da decisão de permanência do regime fechado, com a elaboração do laudo do exame criminológico, onde foi concluído a inaptidão de Suzane ao regime semi aberto. Essa é uma das funções exercidas pelo psicólogo jurídico, onde influencia diretamente com laudos e pareceres em variadas situações nos setores jurídicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com