TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Do Psicólogo Jurídico

Exames: Atuação Do Psicólogo Jurídico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Busque na internet ou em outros meios de divulgação, pesquisas relativas ao trabalho do psicólogo junto ao direito e faça um resumo sobre o material pesquisado.

A psicologia jurídica se caracteriza como um campo de interseção entre a psicologia e o direito, tem como finalidade aplicar os conhecimentos oriundos da psicologia no campo jurídico com o intuito de estudar o comportamento humano no âmbito das relações das pessoas com a justiça.

Hoje, o trabalho dos psicólogos no campo jurídico compreende a investigação, em diferentes níveis de complexidade, dos fenômenos psicológicos no âmbito da justiça e dos exercícios do Direito, prestando serviços de assessoramento direto e indireto às organizações de justiça e às instituições que cuidam dos direitos dos cidadãos. As atividades de pesquisa, ensino e de extensão, em crescimento nas universidades brasileiras, também compõem esse campo.

A psicologia jurídica não se restringe à elaboração de psicodiagnóstico, estando presente em quase todos os tribunais de justiça do país incluindo organizações que integram os poderes Judiciário, Executivo e o Ministério Público em várias áreas de atuação: Varas de Família, Infância e Juventude, Práticas de Adoção, Conselhos Tutelares, prisões, abrigos, unidades de internação e outras.

O psicólogo jurídico deve estar apto para atuar no âmbito da Justiça considerando a perspectiva psicológica dos fatos jurídicos; colaborar no planejamento e execução de políticas de cidadania, Direitos Humanos e prevenção da violência; fornecer subsídios ao processo judicial; além de contribuir para a formulação, revisão e interpretação das leis.

Com a contribuição dos psicólogos são resolvidos conflitos familiares, realizadas adoções, solucionadas disputas de guarda, regulamentadas visitas de pais e avós, interditadas pessoas que não têm capacidade de gerir seus bens, atendidos adolescentes em conflito com a lei, acompanhadas execuções de penas propostas no regime penal de sentenciados entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com