TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Centrada Na Pessoa (ACP)

Trabalho Escolar: Abordagem Centrada Na Pessoa (ACP). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 2

A abordagem centrada na pessoa criada por Carl Rogers tinha como objetivo resgatar o cliente através dele mesmo.

Com enfoque fenomenológico os psicólogos que usam essa abordagem servem como “facilitadores”, ou seja eles facilitam os clientes chegarem ao seu autoconhecimento, a se aceitarem, e também facilitam o estar da pessoa consigo mesmo e com o mundo circundante. Os mesmos não podem de forma alguma interver e praticar ações que possa servir como guia a esse autoconhecimento, o psicólogo não deve atuar sobre o outro nem conduzi-lo a mudança, ele deve ouvir e estar com esse cliente, dar a notícia que o mesmo existe, desse modo, aos poucos irá aparecendo as mudanças e o crescimento por parte do próprio cliente.

Não só os psicólogos têm esse papel de facilitadores, mais a família, os amigos e todo o mundo que o rodeia.

Neste processo de estar com o outro implica alguns requisitos necessários antes, para um psicólogo ir ao encontro do outro ele precisa estar em sua totalidade, estar completo, e precisa que faça a redução fenomenologia antes de absorver as queixas trazidas ao consultório.

Como o próprio nome diz, a abordagem centrada na pessoa foca, no cliente como o principal guia de sua própria vida e como o único capaz de se ressignificar.

Rogers explicava também que nessa abordagem o conceito consideração incondicional, que era o respeito ao cliente e às suas cargas, é como foi citado acima, fazer a redução fenomenológica e estar pronto para aceitar o cliente da forma que ele é, vale ressaltar que essa “aceitação” não tinha sentido de aprovação ou reprovação, mas sim de compreensão do indivíduo. Na ACP o foco em si não era o psicodiagnóstico mais sim as potencialidades de cada pessoa de se auto conduzirem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com