TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAVALCANTE JUNIOR, Francisco S; SOUSA, André F Et Al. Humanismo De Funcionamento Pleno : Tendência Formativa Na Abordagem Centrada Na Pessoa.

Ensaios: CAVALCANTE JUNIOR, Francisco S; SOUSA, André F Et Al. Humanismo De Funcionamento Pleno : Tendência Formativa Na Abordagem Centrada Na Pessoa.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  1.877 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1 (Individual)

Assista ao vídeo “Trabalhando o autismo”, disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwPM8SjSJRhTOTJqYnAwN2FCTHN5dm1 QVUNaUWpBZG1SdFB3/edit . Acesso em: 11.02.2014.

Passo 2 (equipe)

Identifique no vídeo, um exemplo de cada um dos seguintes conceitos: comportamento operante (1), modelagem (2), reforço positivo (3), reforço secundário (4), discriminação (5) e classe de estímulos (6). Apesar de ser um trabalho em equipe, cada item do texto deverá ser escrito por um dos integrantes do grupo e, seus nomes devem estar especificados entre parênteses ao lado do item correspondente.

Passo 3 (equipe)

Elabore um texto intitulado “Identificação dos Conceitos da Análise do Comportamento na Aplicação do Método ABA”. Este texto deve consistir na definição (teórica) de cada um dos seis (6) conceitos mencionados no Passo 2, juntamente com a referência à cena em que o conceito foi identificado no vídeo “Trabalhando o autismo”.

“Identificação dos Conceitos da Análise do Comportamento na Aplicação do Método ABA”

Observando o video trabalhando o autismo podemos indentificar um comportamento operante constituido por asssociações estimulo-reforço, estimulos esses que são tanto positivos como negativos, as respostas do sujeito. A criança do vídeo apresenta ambos deviido à uma atividade que lhe é passada para que ela aprenda o que cada figura geométrica representa.

A modelagem que aparece no vídeo é a de que a profissional ensina (modela) para a criança o que significa cada figura para que ela primeiro aprenda, afinal ela não sabe.

Quando a criança começa a acertar o que é cada figura é ai que vem o reforço positivo,onde se fortalece a probabilidade do comportamento pretendido seguir, onde ela faz coisas positivas mostrando que ele está certo, ela bate palmas, entrega um celular que toca uma musica que a criança gosta em sua mão e isso vai fazendo com que ela acerte cada vez mais.

Ao meu ver analitico, não há nenhum reforço negativo no vídeo apresentado, que é quando se enfraquece um determinado comportamento em proveito de outro que faça cessar o desprazer com uma situação, não consegui ver nada que se defini-se tal como.

Como reforçador secundário pude analisar a atenção que a profissinal da para o paciente, atenção essa que é um dos exemplos mais usados em textos que falam sobre o assunto, como a criança estava respondendo corretamente à todas as respostas e o comportamento já havia sido condicionado ela reforçava cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com