TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Cognitivista

Artigo: Abordagem Cognitivista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM COGNITIVISTA

Uma abordagem “cognitivista” implica, dentre outros aspectos, se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas os de fatores que são externos ao aluno.

Este tipo de abordagem é principalmente interacionista.

Em Piaget, encontra-se a noção de desenvolvimento do ser humano por fases que se inter-relacionam e se sucedem até que atinjam estágios de inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade. Sendo que para eles o conhecimento é produzido da interação entre homem e mundo.

O Ser Humano como todo organismo vital, tende a aumentar seu controle sobre o meio colocando-o a seu serviço. E fazendo isso modifica o meio e se modifica, além disso, também é importante ressaltar que a afetividade e a inteligência são interdependentes.

Os fatos sociológicos variam de acordo com o nível mental médio das pessoas que o constituem.

O processo educacional, consoante a teoria de desenvolvimento e conhecimento, tem um papel importante, ao provocar situações que sejam desequilibradas ao aluno, fazendo com que este desenvolva as noções e operações ao mesmo tempo em que a criança vive intensamente cada etapa de seu desenvolvimento.

Para Piaget a educação é um todo indissociável, considerando-se dois elementos fundamentais: o intelectual e o moral.

O objetivo da educação, portanto não constituirão na transmissão de verdades, informações, demonstrações, modelos, etc., e sim em que o aluno aprenda por si próprio, a conquistar essas verdades, mesmo que tenha de realizar todos os tateios pressupostos por qualquer atividade real.

Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando os alunos a observar. A escola deveria dar a qualquer aluno a possibilidade de aprender por si próprio. Uma escola coerente a este tipo de abordagem devera oferecer às crianças liberdade de ação.

Não existe um modelo pronto. A ação do individuo é o centro do processo e o fator social ou educativo constitui uma condição de desenvolvimento. Para Piaget o trabalho em equipe pode ser usado como estratégia. O ambiente ao qual o aluno está inserido precisa ser desafiador, promovendo sempre desequilíbrios.

As experiências não devem ser feitas na frente do aluno, devem ser feitas pelo aluno.

O professor deve propor problemas aos alunos sem ensinar-lhes a solução, fazendo desafios. Cabe a ele evitar rotina, fixação de respostas, hábitos. O saber deve ser socializado, de essa forma compartilhar experiência e pesquisar a fim de que este se sinta seguro.

Cabe ao aluno um papel essencialmente ativo, e suas atividades básicas entre outras, deverão consistir em: observar, experimentar, comparar, relacionar, analisar, compor, encaixar, levantar hipóteses, argumentar, etc.

E ao professor cabe orientação necessária para que os objetos sejam explanados pelos alunos, sem jamais oferecer-lhe solução pronta.

O conhecimento não é mensurável dentro dessa abordagem, as soluções erradas também são consideradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com