TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Compormentalista

Exames: Abordagem Compormentalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

Abordagem Comportamentalista

Na abordagem comportamentalista, o ensino é composto por padrões de comportamento que podem ser mudados através de treinamento, neste tipo de abordagem o professor pode analisar elementos específicos de seu comportamento, seus padrões de interação, e dessa forma ganha o controle, modificando para determinadas direções, quando necessário, ou até desenvolver outro. Uma pessoa responsável por seu comportamento não só no sentido de que merece ser admoestado ou punido quando procede o mal, mas também no sentido que merece ser elogiado, e admirada em suas realizações. ( Skinner, 1973 p. 21). Dentro dessa referencia o homem é um produto de dote genético, selecionado por características acidentais do ambiente, uma pessoa jamais se torna dependente de si mesma , mesmo se lida efetivamente com objetos, dependente necessariamente daquele que ensina a faze-lo.

O mundo é constituído pelo fenômeno objetivo, e o homem é o meio, e o meio pode ser manipulado, mudado. A analise experimental do comportamento humano deveria por natureza, retirar as funções anteriormente atribuída ao homem autônomo e transferi-los uma a uma ao ambiente controlador (Skinner 1973 p. 155). Uma cultura se desenvolve quando novas praticas surgem e são submetidas a uma relação, e não podemos esperar que eles surjam por acaso (Skinner 1973 p.130). A cultura é atendida como espaço de estudo de comportamento. Qualquer ambiente físico ou social deve ser avaliado de acordo com seus efeitos sobre a natureza humana. A cultura em tal abordagem passa a ser representada pelos usos e costumes dominantes, pelo comportamento, que se mantem através dos tempos porque são reforçados na medida em que servem

ao poder. Skinner é favorável ao " relativismo cultural" afirmando que cada cultura pode não ser em outra.

O conhecimento é o resultado direto da experiência. Skinner durante o processo de aprendizagem, preocupou-se com o controle do comportamento, esse processo para ele são neurológicos e obedecem a certas leis que podem ser identifica as com os processos de estímulos e resposta,. a educação está intimamente ligada a cultura. O sistema educacional tem como finalidade básica promover mudança, essas desejáveis e relativamente permanentes as quais implicam, tanto a aquisição de novos comportamentos quanto a modificação dos já existentes, o ultimo objetivo da educação é que os indivíduos sejam os próprios dispensadores dos reforços que licitam seus comportamentos.

A escola deverá se adaptar de acordo com os comportamentos que se deseja manter . Cabe a ela portanto manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceito como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se em determinado contexto cultural.A escola está ligada a outras agências controladoras da sociedade, do sistema social bem como governo, política, economia, etc. No ensino e aprendizagem, os comportamentos nos alunos serão instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores arbitrários tais como: elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimentos do mestre e dos colegas, prestígio, etc. O ensino para Skinner corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz.

Professor e aluno, aos educandos caberia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com