TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem fenomenológica da personalidade

Tese: Abordagem fenomenológica da personalidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 2

Enfoque fenomenológico da personalidade

A autora tem como foco no texto citado, prender atenção das pessoas para que possam obter um pouco de informação sobre a historia da psicologia, e seus principais pontos, para isso se espelhou na sua historia de vida, usando as suas adversidades experiências em prol benefícios.

Apesar de esforça-se durante toda a sua juventude, só teve êxito ao ingressar na faculdade, mas nesse ponto, já obtinha em sua bagagem um amplo e complexo conhecimento sobre o assunto.

Porem no meio dos seus estudos percebeu que, a sua jornada estava apenas começando. Entretanto nas suas idas e voltas no mundo da fenomenologia percebeu que teria que fazer uma pausa para organizar esclarecer tudo que houvera apreendido sobre o assunto.

Dedicou-se a revisar obras dos principais filósofos, psiquiatras e psicólogos tentando explica-los de modo como entendera e tirando suas próprias conclusões.

Para isso procurou ater-se ao certo rigor e coerência de certo modo paradoxais.

Sendo assim as suas investigações sobre filósofos teve a conclusão que:

-Em Merleau-Ponty encontrou aproximações entre fenomenologia e psicologia.

-Em Heidegger encontrou fundamentação para o estabelecimento das dimensões primordiais; do existir, da angustia, do compreender, do temporizar e do espacializar, são algumas das considerações que ela relata sobre o conhecimento.

-Em Buber ficou impressionada sobre a sua Fenomenologia das relações humanas em uma das suas obras`` Eu e Tu,``onde encontra a sintonia completa entre os seres humanos .

Por ultimo Sartre que por sua vez influenciou sobre a liberdade do seres humanos.

Alguns Psiquiatras Fenomenológicos tiveram também participação na sua motivação para os estudos tais como: Binswanger, Boss, Berg van den e Minkowski, com a finalidade de compreender as ideias do existir do modo Fenomenológico.

A autora enfoca também a personalidade humana, suas razões, seus defeitos, suas qualidades, em cada fase da nossa vida em algum momento teremos algum tipo de experiência usando este tipo de estrutura psicológica. Para ela (autora) o mundo não é apenas um conjunto de pessoas existindo por si só, pois cada uma dela transfere para quem a percebe, um tipo de sentimento, virtude ou emoção. Portanto a relação do homem para com o seu semelhante é fundamental para sua sobrevivência, pois ninguém é como uma ilha para viver sozinha, no meio do nada sem amigos ou parentes sem sentimentos a serem compartilhados uns com os outros, ou seja sem amor para oferecer ao próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com