TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Tecnica Informação

Artigos Científicos: Adm Tecnica Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios dos sistemas de informações é assegurar de forma confiável a qualidade e agilidade da informação que é imprescindível para as organizações e seus gestores. Tornando- se um diferencial onde o planejamento coleta e selecionam dados, levando ao nível estratégico da organização para transformá-los em informações com alto aproveitamento para a definição de estratégias, planos e metas a se atingir.

Os sistemas de informações não dependem somente da informática ou tecnologia para serem elaborados, dependem sim de conhecimento administrativos e operacionais. Pois as empresas sempre tiveram a necessidade de fazer os controles, seja financeiro, de produção ou de estoques. E esses controles eram feitos de forma manual, através de fichas arquivadas em armários, acumulando grande quantidade de papeis e dificultava a consulta rápida por gestores para adquirir alguma informação relativa ao controle daquele setor.

ETAPA 1

Discutir a importância de conhecerem as diferenças entre Sistemas de Informações Gerenciais.

• Afinal para que serve a TI

Em resumo, o texto apresenta; Que o valor da TI para a organização está diretamente ligado ao fator maturidade da mesma, ou seja, uma empresa que está em fase de maturidade inicial, entenderá que a TI gera gastos ao negocio. Em uma segunda fase de maturidade, a empresa entende o uso para redução de custos de controle de processos. Para uma terceira fase de maturidade os investimentos em TI são necessários uma vez que o crescimento do negocio fica condizente com o mesmo. O quarto estagio de maturidade, encara a TI como parceira que pode gerar desenvolvimento de novos negócios. A ultima fase de maturidade, a empresa encara a necessidade de TI como seu fator de diferenciação competitiva no mercado.

Sendo assim o valor de TI é proporcional ao nível de maturidade da organização, senda que os gestores de TI precisam do pleno entendimento de que são agentes provedores de mudanças e de transformação de negócios.

• Modelo de relatórios para planejamento e controle de resultados:

Vimos neste texto a importância da integração entre padrões, orçamento e contabilidade, oferecendo suporte aos gestores, e também operacionalizam a adequação entre os três sistemas, considerando-os um único banco de dados, capaz de fornecer as informações necessárias ao processo de tomada de decisão e avaliação de desempenho. Outra importante consideração a ser feita é quando à diferença apresentado pela contabilidade com o objetivo de atendimento fisco, quando são levadas em conta a forma absoluta do que a leis e as normas estabelecem, da contabilidade utilizada com a finalidade de dar suporte e gerar informações adequadas e em conformidade com as necessidades dos gestores para a gestão dos negócios.

O relatório contábil, apresentado por Marion (2003, p. 39), “é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade”, que conforme mencionado por ele tem como objetivo relatar as pessoas que se utilizam da contabilidade os principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período. Ele menciona que os relatórios contábeis são também conhecidos por informes contábeis e ainda, destaca os mais importantes que são as Demonstrações Financeiras (terminologia utilizada pela Lei das S.A), ou Demonstrações Contábeis (terminologia preferida pelos contadores mais conservadores), que ao fim de cada período social a diretoria fará elaborar, por estabelecimento da Lei das S.A.

• SIG e sua importância para tomada de decisão

O SIG é o fiel aliado do gestor na tomada de decisão. A transformação/ processamento de dados x obtenção da informação permite que as decisões sejam tomadas com o conhecimento do ambiente de inserção da empresa.

O maior desafio do SIG é de assegurar confiabilidade, qualidade e agilidade da informação. Sua dependência não esta apenas na tecnologia, mas também do conhecimento administrativo e operacional. Passou-se dos controles manuais para os controles departamentais (computadores) até a interligação entre os setores (rede), ou seja, a Era da Informação é responsável pelo valor adiciona as tomadas de decisões. Para a tomada de decisão existem dois canais fundamentais: canais de informação e as redes de comunicação (canais de informação de onde as empresas adquirem os dados e redes de comunicação para onde as empresas direcionam os dados). Os dados são um recurso organizacional essencial, devendo ser administrado como importante ativo.

Etapa 2

Vantagens competitivas que os sistemas de informações proporcionam as empresas.

Em resumo, os textos propostos tratam das informações do perfil dos administradores, os sistemas de informações gerenciais x custos e vantagem competitiva.

• Perfil dos Administradores

A oficialização do trabalho do administrador ocorreu em 1965, e desde então a atividade vem passando por profundas transformações.

O profissional de administração confronta-se diariamente com os novos desafios impostos pelo mercado altamente competitivo, que exige inovação. O fator de maior dificuldade de gerenciamento é o tempo, que alem de escasso não é renovável, sendo assim, o administrador deve gerir com assertividade e rapidez.

Seu desempenho exige uma visão completa e abrangente, pensamento sistêmico e utilização dos recursos de TI para obtenção da eficiência operacional. O gestor deve conhecer as tecnologias disponíveis e os benefícios que a mesma pode trazer aos negócios.

O objetivo principal é o desenvolver uma percepção quanto às potencialidades e as restrições da TI, de modo a vislumbrar com clareza o seus reflexos sobre os resultados da organização. A TI desempenha papel fundamental em termos de ampliação de horizontes e de criação de novas oportunidades para o bom desempenho das organizações, sejam as privadas ou publicas.

• Sistema de Informações Gerenciais e a Contabilidade de Custos.

No texto diz que a maioria dos autores entende que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com