TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agência Nacional de Saúde Suplementar

Tese: Agência Nacional de Saúde Suplementar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Tese  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Psicanalização É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão. O licenciado atua, em geral, no desenvolvimento de metodologias pedagógicas com os professores dos ensinos básico e médio, cursos profissionalizantes e técnicos. Pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos.

A resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que aumenta de 24 para 40 o número de sessões com psicólogos que devem ter cobertura dos planos de saúde melhora o mercado na área clínica, em especial nos grandes centros urbanos. "A psicologia jurídica também cresce, bem como a contratação do profissional no departamento de recursos humanos das empresas", diz Adriana Bernardes Pereira, coordenadora do bacharelado em Psicologia da PUC-Goiás. "O setor público também absorve uma parte dos profissionais, que trabalham nas secretarias de Educação, Esporte e Saúde." Ainda no setor público, o psicólogo pode participar de equipes multidisciplinares dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), ambos integrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No segmento educacional, o psicólogo é demandado por diferentes instituições, como escolas, creches e ONGs. As regiões Sudeste e Sul concentram o maior número de oportunidades de trabalho.

Salário inicial: R$ 1.815,00 (fonte: Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo); R$ 122,00 (por consulta); fonte: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

As melhores escolas

5 estrelas

MG Belo Horizonte UFMG. São João del Rei UFSJ. PR Curitiba PUCPR. RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS. SC Florianópolis UFSC. SP Campinas PUCCampinas. Ribeirão Preto USP. São Carlos UFSCar. São Paulo PUC-SP, USP.

4 estrelas

AL Maceió Ufal. AM Manaus Ufam. BA Salvador Bahiana, Fac. Ruy Barbosa, UFBA. CE Fortaleza UFC, Unifor-CE. DF Brasília UnB, UniCEUB. Taguatinga UCB-DF. ES Vila Velha UVV-Vila Velha. Vitória Ufes. GO Goiânia PUC Goiás. MG Juiz de Fora UFJF. Uberlândia UFU. PA Belém UFPA, Unama. PB João Pessoa UFPB, Unipê. PE Petrolina Univasf-PE. Recife UFPE, Unicap. PR Curitiba UFPR, UP. Londrina UEL. Maringá UEM Psic. (ênf. em educ.); Psic. (ênf. em saúde); Psic. (ênf. em trab.). RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro PUC-Rio, Uerj, UFRJ. RN Natal UFRN. RS Caxias do Sul UCS. Pelotas UCPel. Santa Maria UFSM. São Leopoldo Unisinos. SC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com