TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alice no pais das maravilhas

Por:   •  29/5/2016  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas e Teorias I

              “Alice no País das Maravilhas”

Amanda Coelho Cardoso

Franciely Rodrigues Cerqueira

Herico Calazans da silva Freitas

Segundo Freud o inconsciente constitui um ponto de partida comum aos processos psíquicos que podem ou não ter acesso a consciência através de ações e outras formas de manifestações como: Atos falhos, sonhos e sintomas. No filme de Alice no país das Maravilhas é possível verificar uma relação entre o fascínio exeecido durante o filme e traços que restam latentes no inconsciente, todas as aventuras vividas por Alice se encontra em um sonho e o que se passa nesse sonho são características inconscientes como: atemporalidade, figuras estranhas e curiosas como: O gato risonho,o chapeleiro louco, a rainha de copas e outras.
  Alice vive as suas aventuras e precisa decifrar vários enigmas do seu sonho ela vai precisar da chave para abrir a pequena porta que simboliza a passagem do consciente para o inconsciente, que vai conduzi-la a construir a sua própria história enquanto dorme. O inconsciente sendo atemporal, em qualquer idade nos perdemos e nos encontramos nele, Alice demonstra que sente dificuldade em perceber quem ela realmente é, pois tinha acabado de sair da sua adolescência e ao beber as porções ou comer o bolo ela cresce e diminui várias vezes.
  No mundo onírico é possível os animais viverem e conviverem com os homens em condições de igualdade, onde tudo é possível assim como no filme onde os acontecimentos nos sonhos de Alice são imprevisíveis exemplo quando ela viu o coelho branco, o rato e a largata. O gato risonho foi um dos primeiros animais que Alice encontra ele simboliza a Independência do inconsciente de nosso controle segundo Freud o gato não obedece as nossas ordens é um indomável, a largata por ser um animal que se arrasta simboliza a jornada que Alice deve seguir em frente com humildade o sonho indica que ela deve começar como a largata, que se move para frente e tendo os seus sonhos como guia. A largata dar vários conselhos a Alice, mas o Chapeleiro louco é quem ajuda de verdade a ajuda ao lhe dizer que ela perdeu a sua "grandiosidade" Alice percebe que sua vida é guiada por outras pessoas e não por ela mesma a partir desse momento , ela se torna responsável pelo seu destino. Ela se disfarça de rainha para poder enfrentar a sua "deformação" esse disfarce é uma característica dos sonhos manifestos o seu desejo era ter a beleza da Rainha que vive à espera de um cavaleiro que possa salvar o seu reino da tirania da sua irmã que é a Rainha de Copas que roubou a sua espada e coroa .
  Alice vai precisar desta espada que irá simbolizar a sua coragem e determinação que são qualidades essenciais para combater o seu monstro interno, os monstros no sonho representa os aspectos psíquicos ou conflitos não elaborados ao reencontrar esses monstros é como se tivesse reencontrado com si mesma e precisa enfrentá-los para crescer.

Ao acordar do sonho, Alice se depara com a sua vida real, o seu consciente. Ela  retorna de forma que sabe que precisa conquistar sua independência, sem os medo que tinha antes, afirmando que não irá se casar, pois a sua vida pertence a ela própria, não se importa mais com a conservação e status da sociedade. Assim, estamos diante de uma Alice não preocupada com a pele que vai envelhecer ou em ter que se casar com um homem rico para garantir o bom status na sociedade; pelo contrário, decide seguir seu próprio caminho, dando continuidade aos negócios do pai, seguindo seu próprio caminho. No mundo fantástico, Alice é instigada a aprender que é preciso fazer escolhas na vida, e ela leva isso para o mundo real. Alice se torna a grande heroína ao enfrentar esse tipo de coisa, e cada vez que percebe uma situação de desrespeito ou prepotência acaba enfrentando os seres sem o medo que tentem impor qualquer tipo de coisa sobre ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (745 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com