TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

∞ Amigas Para Sempre ∞

Artigo: ∞ Amigas Para Sempre ∞. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Texto: Uma teoria da infância na contemporaneidade

1)Compare a noção de infância da modernidade e da pós-modernidade:

A noção de infância da modernidade é exposta dentro de verdades apoiadas pelos estudiosos no assunto, de forma a ser baseada em uma construção social, só podendo ser compreendida a partir das mudanças na sociedade, incluindo os valores atribuídos a ela, a criança aqui segue um curso determinado (pré-estabelecido) de atitudes e pensamentos.

A noção de infância pós-moderna passa a ser não unicamente determinada por especialistas, a família ou mesmo o Estado também poderam falar pela criança, percebe-se aqui como principal característica a descrença na ciência, a infância aborda questões sócio-políticas de desigualdades, tudo isso significa a visão de uma criança mais ligada a realidade e mais pensante.

2)Caracterize a modernidade:

Período iniciado no renascimento, acompanhado pela expansão capitalista. É uma época onde o homem segue a razão, acredita na ciência como algo inovador , que poderá solucionar todos os problemas, através da qual todas as técnicas serão dominadas e a sociedade se tornará melhor, onde a imprevisibilidade não tem vez.

É uma fase que afasta o ser da busca pelo saber, pois aqui vemos a aparição de uma razão controladora, inquestionável e absoluta ditada pela ciência.

3)Caracterize a pós-modernidade:

Mais do que uma fase de ruptura com uma época, o pós-modernismo aparece como um período de transformação da lógica cultural dominante, onde o homem busca as verdades, passando a não seguir padrões lógicos pré-estabelecidos, não acredita tanto na ciência e a questiona, não a considera mais como único conhecimento válido.

4) No que as idéias de controle e de previsão influenciam a psicologia do desenvolvimento?

Tais idéias consistem em um impedimento de um aprimoramento ou seja de uma mudança posterior na natureza do indivíduo, onde tal impossibilidade gerava uma separação, ou seja , crianças "problemáticas" seriam separadas das ditas "normais" para os padrões pré-definidos, dessa forma eram separados os "bons" dos "maus", a psicologia servia , dessa forma, como classificadora e controladora.

5)De que maneiras a escola contribui para a concepção da infância e da adolescência?

A escola é uma instituição que normatiza, ou seja determina um trajeto (anteriormente descrito) que a criança ou o adolescente deve seguir, gera indivíduos racionais, preparados teoricamente para conviver em sociedade, porém também os afasta da realidade e das possibilidades de perda, busca o desenvolvimento humano porém se esquece de todos os obstáculos que estão no caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com