TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Filme O Psicologo

Artigos Científicos: Analise Do Filme O Psicologo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O filme O psicólogo, foi escolhido para que através dele fosse feita uma analise psicanalítica, usando as técnicas da psicanálise durante todo o filme foi possível visualizar e relacionar as cenas com a teoria.

Um filme em que Kevin Space faz um ótimo trabalho interpretando um psicólogo de celebridades em Los Angeles. Em sua lista de clientes estão: uma famosa atriz, Kate Amberson, um jovem escritor descontrolado e inseguro, Jeremy, e um agente obsessivo-complusivo, Patrick.

Desiludido com sua carreira e vida pessoal, a única esperança de salvação para Henry poderia surgir a partir de seu primeiro caso clínico fora do mundo das celebridades. A paciente é uma bela, porém problemática garota, chamada Jemma. Escritora de um livro Best seller, que acaba tendo que enfrentar seus conflitos internos. Ela busca sentido em sua vida, questões existenciais e éticas são algumas delas.

O filme mostra a dura realidade de um psicólogo, passando uma imagem negativa, mas necessária para a profissão, na qual o psicólogo que não se trata tão pouco tratará seu paciente, ele pode até conseguir identificar algum núcleo, mas se o mesmo não dissolveu o seu núcleo certamente não dissolverá ou resolverá o problema do paciente.

Foi então de grande importância e riqueza poder analisar este filme podendo olhar cuidadosamente as técnicas psicanalíticas, olhando com cuidado a cada cena e pontuando com a teoria.

Analise Teórica

O enquadre da entrevista pressupõe fixar como constantes as variáveis tempo e lugar, estipulando certas normas que delimitam os papéis de entrevistado e entrevistador, conforme a tarefa que vai se realizar. O analisado deve saber que a entrevista tem a finalidade de responder a uma consulta sobre a sua saúde mental e seus problemas. (Etchegoyen 1989 Pag 30).

Ao analisarmos o filme, fica clara a parte em que o Dr Henry diz a jenna a menina problemática que não é famosa, que eles não podem só ir ao cinema, que o compromisso deles apesar dela não concordar é no consultório e de conversarem, ela sempre chega no horário, e não há nada claro de que os pacientes atrasam, pois o Dr sempre está lá fora deitado ou sentado na cadeira fumando até que sua secretária o chama , parece ser flexível o comportamento do psicólogo para com seus pacientes.

A ansiedade na entrevista é outro ponto a ser discutida, uma situação nova e desconhecida, onde o entrevistado vai ser avaliado e da qual pode depender em boa parte seu futuro, tem necessariamente que lhe provocar ansiedade. Por motivos analógicos, ainda que certamente não tão decisivos, também o entrevistador chega ao encontro com uma quantia não desprezível de angustia. Apesar de ser possível que tenha feito muitas entrevistas em sua carreira profissional, sabe que a cada vez a situação é distinta, portanto nova... (Etchegoyen 1989 Pag 3).

Relacionando com o filme fica clara a ansiedade e angustia do Dr Henry em querer descobrir o que a menina jenna levava mais não dizia , ela se passava por forte e rebelde em não querer falar do problema pelo qual ela passava , e nela é claro que a ansiedade era ausente no começo da entrevista .

È importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com