TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do Filme Nise - O Coração da Loucura

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Diciplina: Politicas Publicas Da Saúde

Psicologia 1º semestre Turma: 1 A

Nome: Geovanna Agrella Santos Ra: 436394-9

Análise Critica do filme: Nise- o coração da loucura

O filme começa com a volta da Dr.Nise da silveira ao Hospital Psiquiatrico Nacional Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Ela nota assim que chega ao hospital o tratamento que é ultilizado nos clientes, a lobotomia (intervenção cirúrgica no cérebro em que são seccionadas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas, utilizada no passado em casos graves de esquizofrenia) e a eletroconvulsoterapia (terapia eletroconvulsiva, também conhecida por eletrochoques, é um tratamento psiquiátrico no qual são provocadas alterações na atividade elétrica do cérebro induzidas por meio de passagem de corrente elétrica, sob condição de anestesia geral), assim que ela chega se depara com um ambiênte totalmente sujo, desorganizado e começa a fazer mudanças radicais, para ser um ambiênte mais confortãvel tanto para ela, quanto para seus clientes. Em sua volta ela é escalada para cuidar do Centro de Terapia Oculpacional, onde  traz novas propostas de tratamentos menos agressivos, que é a Arte Terapi. A Arte Terápia faz com que os clientes fiquem menos agressivos, se experssem de forma melhor atráves dos quadros que eles pintam, a forma que eles começaram a se comportar e se tratarem e se desenvolverem, por que com os antigos tratamentos eles eram super agressivos, antissocias, fechados, não se comunicavam, não podiam viver soltos em granders grupos se não dava confulsão. Após o começo do tratamento que ela aplicou tudo mudou, então nota-se logo de cara que o tratamento dava mais respostas positivas, entretanto, ela teve dificuldades, houveram alguns acontecimentos desagradáveis em que a colocaram em uma situação nao muito favorável, o que fez os demais medicos psiquiatras duvidarem dela e do seu método de tratamento. Eles não concordavam com o método de tratamento dela, e havia um preconceito pelo fato de ela ser mulher, portanto existia um certo machisco, ela era a única psiqiatra mulher no Hospital, além da enfermeira que  ajudava-a.

Podemos concluir então que, uma médica psiquiatra regressou a um Hospital psiquiatrico, trazendo consigo um método de terapia bem mais humanizado do que os que eram aplicados. Um método que era nitido que havia uma preocupação com o bem estar dos clientes. Em meio ao machisco, a subestimação dos demais psiquiatras e das dificuldades, o método dela deu certo e é aplicado até hoje nos Hospitais Psiquiatricos.

De forma mais pessoal, pude perceber a trajetória da Doutora Nise da Silveira, ela em meio a tantas psiquiatras mulheres da época conseguiu fazer a diferença sem ser influenciada pelos demais e sem render-se ao machismo que sofria. Ela foi guerreira, profissional e lutou por algo que ela acreditava, a arte terapia e fez acontecer, ela revolucionou os metodos de tratamento dos hospitais psiquiatricos que fazem o uso da terapia até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (27.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com