TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica do filme Nise: O coração da Loucura

Por:   •  23/10/2020  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  2.881 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Resenha critica do filme Nise: O coração da Loucura

Curso Psicologia 7º semestre noturno

O filme Nise – O Coração da Loucura, conta um pouco da história profissional desta mulher que revolucionou a forma de tratar pessoas com sintomas psicóticos. Com uma coragem digna de respeito e uma fé no ser humano, Nise promoveu a cura pela arte.

Local: Hospital Psiquiátrico em Engenho de Dentro – RJ Ano: 1944

A psiquiatra Nise da Silveira retorna seus trabalhos após um período afastada.

Logo na primeira cena do filme, vemos bater fortemente no portão do hospital até ser finalmente atendida, demonstra um aspecto próprio de ser uma mulher determinada e forte.

Em uma das cenas seguintes, a psiquiatra se dirige ao local onde os médicos explicam sobre o tratamento de eletrochoque e lobotomia que era realizado, o que deixa Nise perplexa ao perceber tamanha falta de humanidade nesses procedimentos. Ela levanta questionamentos, mas sua posição era vista como inferior em relação àqueles homens que realmente acreditavam ter encontrado a solução para os pacientes. Desta forma, foi encaminhada ao setor de terapia ocupacional.

A doutora se mostrou mais uma vez muito humanista, ao fato de que não olhou somente para aqueles doentes enxergando-os como seres humanos, mas também, ao tratá-los de uma forma respeitosa, visando realmente o bem e a preservação da saúde de cada um deles. Em dado momento, ela declara que sua ferramenta de trabalho era o pincel e não o picador de gelo, se referindo assim, simbolicamente ao modo de tratamento agressivo que os médicos utilizavam com os esquizofrênicos.

Nise era ousada e incisiva, ela promoveu grandes transformações naquele hospital do Engenho de Dentro, inserindo a pintura e a escultura. As mudanças eram reais e satisfatórias, os ditos loucos já tinham espaço para a criação e consequente transformação, porém os médicos não conseguiam ver, e mais do que isso, não admitiam que uma mulher através do uso da arte alcançava feitos eficientes, além de ser uma doutora competente. Entretanto, Nise continuava certa de que seu trabalho era construtivo e importante para muitas pessoas.

As mudanças foram significativas tanto para os pacientes quanto sua equipe, pois os mesmos passaram a enxergar os pacientes com outro olhar.

O filme também mostra os animais e sua função terapêutica, os cachorros conviveram com os “clientes” de Nise, e assim, eles começaram a demonstrar carinho e cuidado com os bichinhos.

A doutora Nise se comunicava por cartas com Carl Gustav Jung, que ficou admirado com o trabalho realizado pela psiquiatra, encorajando-a a continuar seu trabalho.

O filme Nise é um filme muito profundo nos levando a muitas reflexões, uma delas é como a coragem possui o poder transformador na vida. Nise foi uma mulher paciente, capaz de ser agente de mudanças, além de demonstrar sua firmeza como médica psiquiatra, mesmo sendo intimidada, desencorajada e desacreditada pela Instituição e pelos colegas profissionais.

Realmente um filme inspirador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com